terça-feira, 29 de outubro de 2024

Governo promove primeira ação do mutirão de cirurgias para comunidades quilombolas

 

O Governo do Maranhão vai realizar, no dia 31 de outubro, a primeira ação do mutirão de cirurgias quilombolas anunciado pelo governador Carlos Brandão na última semana. Nesta primeira etapa, cerca de 140 pessoas de seis municípios maranhenses serão contempladas com cirurgias oftalmológicas. Inicialmente, a ação, que faz parte do Programa Cirurgias - Aqui a fila anda, vai beneficiar a demanda já existente nos municípios. 

Os atendimentos aos pacientes dos municípios de Alcântara, Anajatuba, Pedro do Rosário e Serrano do Maranhão acontecerão no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. Já os pacientes de Lima Campos e Peritoró realizarão o procedimento no Hospital Regional de Pedreiras. O deslocamento ficará por conta dos municípios, via Tratamento Fora do Domicílio (TFD). 

“Vamos iniciar com a demanda já existente e seguiremos realizando esse levantamento com o apoio dos municípios e da Fesma Quilombola, que já atua nas comunidades com serviços de saúde, fortalecendo a atenção primária. A intenção da gestão do governador Carlos Brandão é facilitar o acesso dessas comunidades aos serviços especializados de saúde”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Toda a demanda está sendo encaminhada ao estado pelos municípios. De acordo com o tipo de procedimento e localização da comunidade, o paciente será encaminhado via TFD para a unidade de saúde mais próxima para a realização do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário