A Polícia Federal no Maranhão apreendeu 500 (quinhentos) quilos de cloridrato de cocaína na madrugada deste sábado (05/10). Trata-se da maior apreensão de cocaína na história no Maranhão.
A droga estava acondicionada no navio graneleiro JAWOR, de bandeira das Ilhas Bahamas e tripulação ucraniana, que estava fundeado nas proximidades do Porto de Itaqui, em São Luis/MA. A embarcação veio Roterdan (Holanda) com objetivo de carregamento e transporte de soja para o Porto de Cartagena na Espanha.
A embarcação estava fundeada nas proximidades do Porto Itaqui aguardando píer para manobra de atracação, quando Núcleo de Polícia Marítima e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal abordaram a tripulação e localizaram a droga no paiol da proa do navio. A suspeita é que a droga tenha sido embarcada, com ajuda de tripulantes, enquanto o navio encontrava-se fundeado.
As investigações sobre a origem e destino da droga estão sendo conduzidas pela Polícia Federal por meio de inquérito policial. O navio ficará atracado no Porto do Itaqui e toda tripulação será interrogada nesta fase inquisitorial. A droga apreendida será incinerada.
A Polícia Federal vem apurando várias denúncias de grupo criminosos especializados em tráfico de drogas na área portuária de São Luis.
Os indiciados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário