segunda-feira, 30 de junho de 2025

Câmara de São Luís realiza campanha de doação de sangue em parceria com Hemomar

 

Nesta sexta-feira (27), a Câmara Municipal de São Luís promoveu mais uma edição da campanha de doação de sangue em parceria com o Hemomar. A ação foi realizada por meio de proposição do vereador Octávio Soeiro (PSB), que está em seu quinto ano consecutivo à frente da iniciativa, este ano em parceria com a vereadora Professora Magnólia (União Brasil).

A mobilização faz parte das atividades do Junho Vermelho, mês voltado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. A campanha acontece em um momento estratégico, já que os estoques de sangue tendem a cair durante o período de festas juninas, chuvas intensas e proximidade das férias escolares.

“Essa é uma causa que faz parte do nosso mandato desde o início. Junho é um mês em que os estoques ficam mais baixos, e a gente precisa lembrar a sociedade de que doar sangue é um gesto simples, mas que salva vidas”, destacou o vereador Octávio Soeiro.

Durante a ação, servidores da Câmara, moradores da capital e visitantes participaram do ato solidário. Entre eles, Tardio José, morador do bairro São Cristóvão, que doou sangue pela nona vez. “Doar sangue é um compromisso que levo no coração. Sempre penso que posso estar salvando alguém que nunca vou conhecer. Isso, para mim, é a maior forma de amor ao próximo”, afirmou.

A supervisora de enfermagem do Hemomar, Joyce Aguiar, também acompanhou a coleta e reforçou a importância do gesto.

“Estamos ampliando os pontos de coleta para facilitar o acesso da população, como em ações iguais a esta. Toda sexta-feira, por exemplo, temos uma unidade móvel em algum shopping de São Luís, para que mais pessoas possam doar com comodidade. Quem puder, por favor doe”, pontuou.

Joyce também destacou os critérios básicos para ser um doador: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto.

“É importante estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Juntos, todos nós podemos fazer a diferença”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário