Autoridades dos poderes constituídos de diversas instâncias prestigiaram, na tarde desta segunda-feira (2), a sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Maranhão em 2026.
A sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haickel, foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB) e de diversas outras autoridades.
Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Daniel Brandão, e o presidente da Federação Maranhense dos Municípios (Famem), Roberto Costa.
O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho representou a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), e a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite, representou o procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Kécio da Silva Rabelo; de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); da Defensoria Pública do Estado; do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e de outras instituições.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, disse que suas expectativas são as melhores possíveis no sentido de manter a relação harmoniosa entre os Poderes e fazendo sempre o melhor para a sociedade maranhense.
“A população maranhense espera de nós, agentes públicos, muita maturidade e um trabalho sério e compromissado. É um momento auspicioso para renovarmos nossa crença nas instituições e na democracia. A presença da deputada Iracema Vale no comando do Poder Legislativo Estadual simboliza o enaltecimento e a emancipação feminina”, afirmou Froz Sobrinho.
“Parabenizo o Poder Legislativo do nosso Estado e, em especial, a deputada Iracema Vale por ser a primeira mulher a comandar o Legislativo Estadual. Fiz questão de vir prestigiar este evento porque sei a importância da harmonia e do diálogo entre os Poderes. Não se pode negar o valor da boa relação institucional em proveito de toda a sociedade”, disse a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Administrativos, Regina Maria da Costa Leite.
O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, presidente da Federação Maranhense dos Municípios (Famem), também ressaltou o fato de uma mulher, pela primeira vez na história do Parlamento maranhense, comandar a Casa do Povo.
O conselheiro federal da OAB, Tiago Diaz, destacou os avanços da gestão da presidente Iracema Vale na administração da Assembleia Legislativa do Estado.
“Assim como foi na gestão passada, tenho certeza de que a Mesa Diretora desta Casa dará sua contribuição, juntamente com todos os deputados em favor do Maranhão e dos maranhenses”, frisou Tiago Diaz.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, ressaltou que o Maranhão vive um momento singular por ter, pela primeira vez, uma mulher a comandar o Parlamento Estadual.
“A esperança é que tenhamos, à semelhança de 2023, 2024 e 2025, mais um ano muito produtivo e que haja sintonia entre os Poderes constituídos para que a população seja beneficiada com essa conjunção de forças”, enfatizou Vinícius Ferro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário