Nesta semana durante sessão na Câmara Municipal de São Luís, o Vereador Marcial Lima (PEN) propôs a realização de uma Audiência Pública na Casa, para discutir a situação do sistema de táxi na capital, com foco nos Defensores de Táxis.
Recentemente uma polêmica cerca o sistema de transporte de São Luís, o aplicativo Uber. Desde que o serviço chegou aqui em São Luís, os taxistas se sentem ameaçados em perder espaço no mercado, receio em saírem prejudicados com a implantação dessa nova oferta a passageiros.
Uber é um aplicativo que é utilizado por motoristas, que utilizam a ferramenta para transportar pessoas. Em várias cidades brasileiras o serviço já é ofertado.
O Vereador Marcial Lima (PMN) sempre bastante equilibrado nas discussões envolvendo as demandas da cidade, dessa vez não agiu diferente.
O discurso na Câmara foi acompanhado por vários taxistas que estavam na galeria da Casa acompanhando a sessão.
"Acompanho os taxistas e defensores de táxis, a vida desses profissionais há bastante tempo, tenho muito carinho e respeito por essas categorias. Nessa galeria existem homens que já trabalham há mais de 20, 30 anos como taxistas e defensores, lutando pelo pão de cada dia. No final do ano passado eles conseguiram uma grande vitória, permissões para que pudessem exercer o seu trabalho, a partir de uma proposta que partiu desta Casa" destacou Marcial Lima.
São mais de 300 profissionais que atuam nesse ramo, segundo estimativa. São defensores que aguardam a permissão para trabalhar em um veículo táxi.
"Eu queria pedir, solicitar aos meus pares, que analisem com carinho a possibilidade dessa audiência para debatermos o futuro dos defensores de táxis. São taxistas, são sindicalizados, são profissionais do volante. No ano passado a Prefeitura autorizou permissões para a categoria, mas nenhuma chegou aos defensores que já estão no mercado há bastante tempo, que pagam para trabalhar, eles pagam uma diária para exercer a profissão de taxista, eles querem o reconhecimento do poder público, o reconhecimento da Prefeitura de São Luís, porque a Câmara já deu. Vamos manter uma luta permanente a favor de vocês, defensores de táxis. Fazem um trabalho até de relações públicas, são eles quem transportam os turistas que chegam a São Luís, pela Rodoviária, pelo Aeroporto, as nossas famílias, os nossos filhos, as pessoas quando saem das festas, enfim, ouvem, dialogam com a comunidade", reforçou Marcial Lima.
Após o discurso feito pelo vereador, os parlamentares entenderam a importância do debate sobre o assunto e aprovaram a audiência pública, que já tem data marcada para acontecer, será realizada no dia 23 deste mês e deve contar com a presença além dos vereadores, de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Procon e a categoria dos Defensores de Táxis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário