terça-feira, 16 de maio de 2017

Conselho Regional de Enfermagem emite nota de repúdio contra médico que teria abusado sexualmente de técnica em enfermagem durante consulta em São Luís

O caso teria sido inclusive já denunciado na Delegacia da Mulher. No boletim de ocorrência uma técnica em enfermagem teria relatado ter sido vítima de violência sexual por parte de uma médico.

O Conselho Regional de Enfermagem emitiu nota de repúdio ao caso.

Veja abaixo:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) repudia, com extrema indignação e veemência, o episódio de abuso sexual sofrido por uma Técnica em Enfermagem, como registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Especial da Mulher (DEM), na capital maranhense, na tarde desta terça-feira (16).

De acordo com informações da DEM, a profissional sofreu os abusos por parte de um médico endocrinologista durante uma consulta em uma clínica localizada no bairro Anjo da Guarda. A vítima descreveu no boletim de ocorrência que, enquanto era examinada, o médico praticou diversos atos libidinosos e percebeu que o mesmo ficou com as calças abertas durante o procedimento.

Diante dos fatos relatados à delegacia, o Coren-MA vem a público repudiar o comportamento odioso do médico que não atinge apenas uma paciente, mas todas as Mulheres e a luta de diversas representantes da sociedade civil de todo o país pelo fim da violência de gênero.

Para o Coren-MA, os abusos praticados nesse caso vão contra os princípios fundamentais de um profissional que assume o compromisso de cuidar de outro indivíduo. O Conselho considera inaceitável que essa forma de machismo recaia sobre uma Mulher em qualquer situação e, principalmente, durante uma consulta, momento em que se busca assistência especializada e se deposita total confiança num profissional que deve prezar pela integridade física e o bem-estar dos seus pacientes.

Por isso, neste momento de consternação para a vítima, toda a classe da Enfermagem e a sociedade em geral, reclamamos não somente a aplicação das punições legais para crimes como esse, mas também a conscientização sobre a violência de gênero em todas as esferas da sociedade.

Por fim, o Coren-MA reitera o seu compromisso no fortalecimento à prevenção aos casos de violência contra a Mulher e oferta o apoio jurídico necessário à vítima.

JHONNY MARLON CAMPOS SOUSA,
Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão
Em nome do plenário do Coren-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário