![]() |
A operação contou com o apoio da polícia militar |
A fiscalização teve como alvo as balanças. Os agentes metrológicos do Inmeq-MA, checaram principalmente se o equipamento estava fazendo a pesagem correta, ou seja, se o consumidor estava pagando por aquilo que estava levando.
Além da aferição da balança, outros itens foram checados, como o estado de conservação do equipamento, a existência dos lacres do Inmetro, e se os indicadores (onde mostra o peso) estava legível.
Foi apenas a primeira etapa da fiscalização que teve início no dia 26 de janeiro e seguiu até o ultimo dia 2 de fevereiro. Foram percorridos sete estabelecimentos comerciais aqui da capital São Luís, entre feiras e mercados.
No último dia, os agentes metrológicos estiveram nos Mercados do Peixe e Central. Neste último balanças foram apreendidas. Antes as equipes já haviam passado pelas feiras da Cohab, Bom Jesus, Renascença, João Paulo e São Francisco.
Boa parte dos comerciantes apoiaram a ação, e até solicitam que fosse realizada com mais frequência.
Mais de 300 balanças foram aferidas durante a operação. Pelo menos 15% delas apresentaram algum tipo de problema, confirmou em entrevista ao blog Samuel Melo Júnior, presidente do Inmeq-MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário