Com o objetivo de difundir o debate sobre o protagonismo juvenil nas relações com o mundo do trabalho, um seminário com o tema: “LEI DO APRENDIZ: Oportunidade que insere os jovens no mundo do trabalho”, foi realizado na tarde desta terça-feira (07) no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Promovido pela Comissão de Legislação Participativa, o evento fez referência ao Dia Internacional da Juventude e buscou levantar problemas e propostas de solução para temas como aprendizagem profissional.
Representando o Maranhão, o Coronel Célio Roberto, comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), acompanhado do Coronel Izac Muniz Matos, comandante Adjunto do CBMMA e coordenador geral de projetos sociais, estiveram presentes e exibiram um pouco do que é realizado pela corporação em benefício dos jovens e adolescentes. Na oportunidade, o comandante apresentou ao público participante do evento o programa Bombeiro Mirim, que já é desenvolvido no estado há 21 anos. De acordo com o comandante geral do CBMMA, o programa cresce até hoje e se tornou uma ferramenta bastante efetiva na prevenção de acidentes, no combate ao uso de drogas, na orientação vocacional e na inserção do jovem ao mercado de trabalho.
“Hoje já alcançamos a marca de 27 polos instalados. Entre diversos temas, são trabalhados a inclusão social, a prevenção de acidentes e combate ao uso das drogas. Atendemos crianças e adolescentes vindas de regiões socialmente vulneráveis, e buscamos resgatar valores morais importantes para que o jovem se transforme em um multiplicador da consciência de defesa social”, declarou o comandante do CBMMA, Cel. Célio Roberto.
Além de apresentações culturais, o seminário contou com a presença de deputados, senadores e estudiosos que defenderam diversas temáticas de políticas públicas voltadas ao público jovem. Diante da grande credibilidade dos Corpos de Bombeiros perante a sociedade, a instituição se mostrou como um importante aliado na reunião de esforços que buscam apoiar o jovem rumo a um país melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário