O Ministério Público do Maranhão realizou, na tarde desta quarta-feira, 3, o lançamento da campanha “Idoso consciente: voto inteligente” em Pinheiro. O evento foi realizado no Espaço Criança Feliz, na Praça São Benedito.
Participaram da solenidade idosos da cidade de Pinheiro, autoridades representantes do Judiciário e do Executivo municipal, além de membros do Ministério Público do Maranhão, entre os quais o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.
Idealizador da campanha, o promotor de justiça José Augusto Cutrim Gomes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís, declarou que a iniciativa busca motivar os idosos a exercerem sua cidadania por meio do voto. Ele ressaltou que nas últimas eleições a abstenção atingiu mais de 70% das pessoas com mais de 60 anos no Maranhão. “O cidadão que não vota não é lembrado. O que se quer é criar estímulos para que os idosos exerçam sua cidadania escolhendo seus representantes”, afirmou.
Na região da Baixada, a campanha é coordenada pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, Jorge Luís Ribeiro de Araújo, com atribuição na defesa dos idosos. No Brasil, o voto é facultativo para pessoas acima de 70 anos. O índice de abstenção desse público ultrapassa os 60%. “O voto facultativo é aquele que representa a melhor expressão da democracia. E nessa faixa, depois dos 70, parece que as pessoas estão se livrando de um fardo. O objetivo da campanha é mostrar que o direito ao voto é importante, daí a campanha quer trazer de volta essa vontade de votar, independentemente, se é facultativo”, afirmou Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário