![]() |
Foto Reprodução |
Em mais um mês consecutivo, se manteve a redução dos casos de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís. No comparativo de janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado, foi uma redução de 15% de casos deste tipo. Enquanto em 2019 os registros marcaram 33 ocorrências, este ano, caíram para 28. São mortes violentas os homicídios, as lesões corporais com morte e os latrocínios (roubo seguido de morte), que formam o conjunto de CVLIs – Crimes Violentos Letais Intencionais. Os CVLIs são o parâmetro do sistema de segurança do Brasil para medir a violência.
“Se temos menos mortes violentas, consequentemente, teremos menos criminalidade. Em geral, estes casos influem em outros crimes, como o tráfico de drogas e os assaltos. O trabalho contínuo da nossa polícia tem conseguido manter uma linha de queda destas ocorrências e garantindo maior segurança ao cidadão”, pontuou o titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), delegado Lúcio Reis. Os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) apontam ainda redução nos casos de homicídio.
A ação da Segurança Pública se baseia em operações para conter assaltos, tráfico de drogas e os homicídios propriamente ditos. A Polícia Civil, sob coordenação da Delegacia Geral, vem trabalhando de forma integrada, que conta com efetivo de 20 regionais – da capital e cidades do interior – e envolve quase mil policiais. O trabalho inclui ainda ações para redução de assaltos a ônibus. A força-tarefa agrega equipes da Delegacia Geral, delegacias de Roubos e Furtos, Adjunta Administrativa, Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e Delegacia Geral Adjunta Operacional.
Os resultados são reflexo do montante de investimentos do Governo do Estado no sistema da Segurança Pública. Entre estes, a aquisição de equipamentos modernos, tecnologia, aumento do efetivo que atualmente soma mais de 15 mil policiais, além de várias ações de valorização do efetivo como promoções e progressões esperadas há décadas e concedidas na gestão Flávio Dino.
As forças policiais contam com mais de mil novas viaturas adquiridas pelo Governo do Estado e ainda, melhor estrutura de trabalho com a construção e reforma de batalhões e delegacias e implantação de modernas estruturas para investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário