terça-feira, 2 de junho de 2020

Técnico em Segurança do Trabalho desenvolve dispensador para higienização das mãos


Na luta contra a pandemia da Covid-19, uma das formas mais eficazes de impedir a propagação do novo coronavírus é realizar a higienização correta das mãos. Além do distanciamento social, a medida também contribui com a redução da transmissão. No Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, o técnico em Segurança do Trabalho, Zózimo Júnior, aliou ciência e tecnologia e desenvolveu, com a ajuda de outros colaboradores, um dispenser manual. O equipamento feito com canos de PVC impede que o funcionário toque o recipiente para higienizar as mãos com álcool em gel. 

“A ideia surgiu através da CIPA. Um dos colaboradores comentou sobre o dispenser manual, e como estamos sempre atuando com medidas para ajudar a conter a propagação do vírus e evitar maior contágio, prezando pela segurança dos colaboradores, decidimos desenvolver o de forma manual. Então, tínhamos essa demanda próximo ao relógio de ponto, uma vez que nele passava todos os funcionários de todos os setores e decidimos pensar numa forma de solucionar essa demanda que surgiu”, contou Zózimo Júnior. 

O colaborador lembra que a montagem do equipamento foi inspirado em um vídeo extraído de uma mídia social. O dispenser manual custou cerca de R$ 59 reais. Ele lembra que produto utilizado foi higienizado para evitar contaminação. “Ele foi feito todo de cano PVC, pois sabemos que não podemos trazer madeira e papelão para o hospital. Para acioná-lo utilizamos o pé e, além de reduzir a possibilidade de contaminação, se torna bem mais prático”, completou. 

O funcionamento do equipamento é feito pela pressão exercida no momento em que o dispositivo é acionado pelo pé do funcionário. O dispenser manual é montado de acordo com o encaixe dos canos de PVC. A equipe do Macrorregional aprovou a iniciativa e tem utilizado o equipamento todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário