Após quase um mês de ocupação batendo os 100%, finalmente os hospitais São Domingos e UDI apresentaram em seus boletins divulgados nesta segunda-feira (5), folga em leitos de UTI. A situação ainda é considerada delicada, contudo é uma notícia para ser comemorada, até porque o grande objetivo das medidas restritivas adotadas pelo poder público, além de controlar a transmissão do vírus e alta do número de casos, é ainda reduzir a quantidade de internações e com isso permitir a disponibilização de leitos para que pessoas acometidas pela covid-19 sejam atendidas com dignidade.
O São Domingos estava há muito tempo com os 65 leitos de UTI completamente ocupados e há suspeita que houve formação de fila de espera.
Fato que também teria ocorrido em outro grande hospital da rede particular de São Luís. O UDI, que possui 50 leitos de UTI exclusivos para covid-19, anunciou nesta segunda-feira (5), a disponibilização de um leito. O hospital chegou a registrar sete pessoas na fila de espera por uma internação.
Nas outras grandes unidades de saúde da rede particular, há leitos disponíveis. No Hospital Guarás a ocupação dos 10 leitos de UTI seria de 90% e no Centro Médico que possui 14 leitos, a ocupação seria de 64%.
Ressalta-se que isso não quer dizer que as pessoas devem baixar a guarda, já que a transmissão acontece ainda de forma acelerada e uma nova ocupação em massa dos leitos seria prejudicial na luta contra a covid-19. É fundamental haver o controle para que as pessoas infectadas e que apresentam sintomas mais sérios, possam ter o tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário