O mês de junho se inicia hoje, dia 1º, com a campanha Junho Vermelho, criada em 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país, com o objetivo de incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue como um ato de amor ao próximo para salvar vidas.
O mês de junho foi o escolhido para a conscientização sobre a importância da doação, por ser considerado um período de maior escassez nos estoques de sangue em todo o país, pois é quando se registra uma diminuição no número de doadores.
Neste ano de 2021, a campanha ganha papel ainda mais importante, em função da pandemia da COVID-19, que fez milhares de doadores em todo o país se recolherem, deixando-os menos propensos a sair de casa e realizar as doações.
MARANHÃO
As doações no Hemomar têm diminuído consideravelmente ao longo dos últimos anos, com queda ainda mais acentuada desde o início da pandemia. Março fechou com praticamente 100% dos estoques de sangue em um patamar considerado crítico, mesmo com a coleta de um número superior de bolsas, se comparado ao mesmo período no ano passado.
De acordo com dados da Hemomar, apenas os tipos A- e AB- apresentam quantidades consideradas adequadas. O tipo B apresenta quantidade mínima, enquanto todos os demais tipos sanguíneos (A+, AB+, B+, B-, O+ E O-) encontram-se em situação crítica de armazenamento.
COMO VOCÊ PODE DOAR
Para se tornar um doador, basta estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentado, levar um documento oficial com foto ao Hemomar e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além de precisar atender esses pré-requisitos, o doador passa por triagem para avaliação de outros critérios.
Doe sangue e ajude a salvar vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário