Dois institutos de pesquisa – DataIlha e MBO – registraram as primeiras pesquisas eleitorais em 2022 para saber o atual cenário eleitoral no estado do Maranhão. Os dois levantamentos vão abordar a preferência do eleitor para as disputas pelo Palácio dos Leões e Senado Federal.
A pesquisa DataIlha, registrada no dia 07 de fevereiro e que será divulgada no próximo domingo (13), ouvirá 2 mil eleitores em 40 municípios e foi contratada pela TV Metropolitana. O levantamento acontecerá entre 08 e 11 de fevereiro, ou seja, desta terça (8) até sexta (11) desta semana, tendo um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,2%.
No cenário para o Governo do Maranhão, o Instituto DataIlha não incluiu o nome da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que liderou todos os levantamentos feitos em 2021, mas que tem um altíssimo índice de rejeição também, segundo aponta pesquisas. A ex-governadora também já declarou publicamente que será candidata a deputada federal. Além disso, o instituto deve incluir o nome do senador Roberto Rocha (sem partido), que ainda não se pronunciou sobre sua decisão, se deve disputar a reeleição ao Senado ou se seguirá outro caminho, como concorrer ao Governo do Estado, por exemplo. Já na disputa pela vaga ao Senado, o DataIlha fez quatro cenários, sempre confrontando Flávio Dino (PSB), contra um eventual adversário, como: Roberto Rocha, Edivaldo Júnior (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Maranhão e o presidente da Famem, Erlânio Xavier (PDT).
O registro da Pesquisa MBO foi feito no dia 07 de fevereiro, para divulgação no domingo (13). O levantamento ocorreu entre os dias 27 de janeiro e 03 de fevereiro.
O levantamento ouviu 1.059 eleitores de 20 municípios, tendo 96,5% de intervalo de confiança e 3,5% de margem de erro. Para a disputa pelo Governo do Maranhão, a MBO, incluiu o nome de Roseana Sarney. Já para o Senado, incluiu três nomes: Flávio Dino, Roberto Rocha e Erlânio Xavier.

Nenhum comentário:
Postar um comentário