quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Governo do Estado amplia atendimento de pacientes em UTIs

 


A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) tem investido em uma gestão embasada em planejamento. A partir do monitoramento dos pacientes e análise dos indicadores no ano de 2022, a SES pôde otimizar e ampliar o atendimento dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sem a necessidade da criação de novos leitos.

Durante o ano passado, a rede estadual de saúde garantiu a assistência de 264 pacientes a mais do número habitual de pacientes, com tempo médio de permanência inferior a oito dias.

Foram aproximadamente 50 mil pacientes monitorados pelo Projeto, sendo 10.542 deles com passagem pelas UTI. O projeto iniciou em setembro de 2021, com o monitoramento de 386 leitos e, atualmente, monitora 1.800 leitos, em 16 unidades da rede SES, sendo oito na capital e oito no interior.

Nesta segunda (6) e terça-feira (7), os indicadores de 2022 foram apresentados para o corpo de diretores clínicos e administrativos, gerentes de qualidade e gerentes de enfermagem dos hospitais da rede estadual que trabalham com o projeto.


Qualidade no atendimento

Para o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius de Araújo, o projeto e o trabalho com gestão de indicadores melhoram a performance dos hospitais e aprimora a qualidade dos serviços de saúde ofertados. 

“Este sistema integrado, utilizado nas nossas Unidades de Terapia Intensiva, nos dá os resultados dos pacientes que foram internados, quantificando e qualificando esses pacientes. A junção de todos esses dados faz com que a UTI tenha mais qualidade no atendimento, seja mais humanizada e tenha menores taxas de óbito”, explicou Carlos Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário