terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Hospital Carlos Macieira recebe certificação nacional de qualidade e inaugura nova área de vivência para pacientes

 


O Maranhão é o primeiro estado da região Nordeste a contar com um hospital público de Alta Complexidade com certificado de Acreditação Nível I, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 


O selo de qualidade foi conferido ao Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), da Rede Estadual de Saúde. O certificado foi conferido após a unidade ter cumprido padrões de qualidade e segurança em 70%, ou mais, definidos internacionalmente. 


Na manhã desta terça-feira (28), o governador Carlos Brandão esteve no HCM e participou da solenidade de recebimento da certificação. O momento também foi marcado pela inauguração da nova área de vivência do hospital. 

“É o primeiro estado do Nordeste a ser certificado no serviço de alta complexidade. Isso nos coloca em uma posição de destaque, mostrando, para a sociedade, que o hospital presta serviços de qualidade. Fico muito feliz em ver que um hospital público está competindo com hospitais privados. Receber essa certificação é um estímulo e a demonstração clara de que o nosso serviço está de primeira qualidade”, comemorou o governador. 


Apenas o Ceará e a Bahia já possuem unidades de saúde certificadas pela ONA. Além do Hospital Dr. Carlos Macieira, em 2022, a Unidade de Especialidade Odontológica – “Sorrir Centro” conquistou a Acreditação Nível I pela ONA, sendo a primeira iniciativa do segmento no Brasil, via Sistema Único de Saúde (SUS), a conquistar a certificação.

“É um orgulho para a população maranhense, porque no Brasil, hoje, temos aproximadamente 1.050 instituições acreditadas e, desse total, apenas 17 são do SUS. Nesse sentido, a população vai contar com toda uma infraestrutura acreditada dentro dos padrões internacionais, fazendo parte de um universo de mais ou menos 17% das instituições públicas acreditadas em todo o Brasil”, aponta o presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde (Ipass), Adriano Antunes. 

Para conquistar a certificação, que tem validade de dois anos, são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. 


O processo de certificação do HCM teve início em abril do ano passado com a elaboração de um plano de ação, a partir da implantação de novos protocolos assistenciais e um novo organograma. Em seguida, todos os colaboradores, núcleos e equipes foram treinados para atingir a excelência no cumprimento dos indicadores exigidos pela ONA. 


“Isso comprova a dedicação desses profissionais. A gente tem um grande objetivo que é ampliar esse selo de qualidade para todas as nossas unidades hospitalares”, frisou o secretário de Estado da Saúde do Maranhão (SES), Tiago Fernandes. 


O governador Carlos Brandão lembrou que a Acreditação é uma conquista de todos os servidores do HCM. “A gente tem que dividir esse prêmio com os profissionais envolvidos, médicos, enfermeiros, administrativo e aqueles que contribuíram para a construção desses requisitos que conquistaram a certificação”, ressaltou Brandão.


“Mais um feito importante para o governo do estado. É assim que fazemos saúde pública no Maranhão, pensando sempre em levar o melhor a população. Tenho certeza que mais unidades de saúde conseguirão este certificado tão criterioso; vão adquirir por mérito, pois temos profissionais de saúde dedicados, gestões sérias e comprometidas em levar uma saúde pública de qualidade ao usuário do SUS”, frisou Taynah Camarão, Assessora Clínica da Emserh.

Área de Vivência humanizada

Os pacientes do HCM e seus familiares também contam agora com uma nova área de vivência, espaço arborizado dentro do hospital, que visa humanizar o período de internação dos usuários.


O local foi totalmente revitalizado e recebeu, além de uma área verde com árvores e outras plantas, serviços de pintura e construção de uma passarela, possibilitando ao paciente e acompanhante, um ambiente acolhedor e receptivo. O novo espaço conta com novos bancos, caramanchão e utensílio paisagístico de estrutura rústica, utilizado para criar sombra em ambientes abertos.

O HCM é referência em assistência de alta complexidade em São Luís. O atendimento multiprofissional é um diferencial que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. 

Com 2.200 funcionários (diretos e indiretos), a unidade conta com mais de 37 especialidades. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário