O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão, está em primeiro lugar na abertura de empresas. O tempo para registro empresarial, que é de responsabilidade da Jucema, leva em média 47 minutos. Os dados são da Receita Federal que divulgou no início deste mês o ranking com indicadores relativos ao tempo de abertura em todos os estados da federação. De acordo com o levantamento, a Bahia está em segundo lugar e Pernambuco em terceiro.
Uma série de fatores contribuíram para que o Governo do Estado melhorasse essa posição. Entre as razões está a desburocratização dos procedimentos e a implantação de novas funcionalidades que automatizam várias etapas do processo de formalização. Somam-se a isso as ações adotadas pela gestão estadual para ampliar os serviços online disponibilizados pela plataforma Empresa Fácil e também consolidar parcerias que permitam a integração dos demais órgãos envolvidos no processo de registro empresarial.
A Jucema conta com uma equipe de 34 analistas que é responsável pela análise mensal de cerca de 5 mil processos. Atualmente 60% dos documentos são liberados automaticamente pela Junta Comercial, ou seja, o cidadão recebe o processo de forma automática e a análise é feita posteriormente. Essa automatização do procedimento de análise possibilita maior eficiência ao registro empresarial no Maranhão que, por sua vez, consegue dar segurança e celeridade a estes processos.
Maranhão no ranking
Esse tempo, quando considerado a duração total da formalização em que são contados procedimentos realizados na Junta Comercial, municípios e Receita Federal, o Maranhão fica na 10º posição no ranking dos estados brasileiros onde é mais rápido abrir uma empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário