É aquela máxima… Uma imagem fala mais do que mil palavras!
Assim pode ser definido o Carnaval deste ano, com as programações do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.
Na abertura oficial do Carnaval promovido pelo Governo do Maranhão, nesta sexta (17), na Avenida Litorânea, orla de São Luís, um mar de alegria e felicidade. A chuva aqueceu o coração dos foliões.
Não tão longe dali, no Anel Viário, na região central da capital, a chuva só esfriou ainda mais o clima melancólico do Carnaval promovido pela Prefeitura de São Luís.
Triste cena, Eduardo Braide, prefeito de São Luis, teve que entregar a chave da cidade a Corte Momesca, ato tradicional na abertura do Carnaval, com uma passarela praticamente vazia.
Uma pessoa que estava na passarela do samba e entrou em contato com o Blog Eduardo Ericeira, relatou que nunca presenciou uma passarela tão vazia e um clima de tanta tristeza em vários carnavais que já pode presenciar, confirmou o leitor do blog. Presença mesmo do secretariado de Braide, este estava em peso.
É fato que a Passarela do Samba enaltece as brincadeiras típicas do estado do Maranhão. É fato também que não é culpa das brincadeiras a ausência de público na passarela, a prefeitura de São Luís não estimula as brincadeiras, e consequentemente, isso se reflete no desinteresse da população. Reflexo disso foi o fracasso de público na Passarela do Samba, longe da empolgação e resistência das Turmas de Samba e Blocos Tradicionais que desfilaram com muita garra e alegria pela passarela do samba.
A falta de investimento por parte do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, fez com que uma das escolas mais tradicionais do Carnaval de São Luis, a Turma do Quinto, da Madre Deus, desistisse de concorrer este ano, a tendência é que só passe pela avenida, nada do glamour e alegria do tradicional desfile das escolas de samba; a justificativa foi justamente a demora para o repasse de recursos, e consequentemente, não dando tempo para preparar a escola como diretoria e comunidade queriam para fazer um desfile que o público merece.
Já o Governo do Maranhão, mesmo descentralizando os circuitos carnavalescos, manteve o alto astral e a alegria para quem participa da festa.
Sucesso! Esta é a palavra que define a festa nos circuitos carnavalescos organizados pelo Governo do Maranhão, Avenida Litorânea, Beira-Mar, pelos bairros de São Luís, em todos os lugares, o que se vê é um retorno positivo por parte dos foliões, ludovicenses e turistas de outros estados e de várias partes do mundo, que vieram acompanhar o maior Carnaval da história do Maranhão, com uma mescla entre a cultura maranhense e a brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário