segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Transplantes de órgãos cresceram 130% no Maranhão

 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou resultados muito positivos das ações de doação e transplantes de órgãos, em 2023. Segundo a Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA), no ano passado, o estado apresentou aumento de 130% nos transplantes de órgãos e de 88% nos transplantes de córneas, em relação ao ano de 2022. Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão comemorou o sucesso desta política de saúde pública.

"Os bons resultados se devem ao conjunto de ações e campanhas realizadas pela nossa rede estadual de saúde, que conta com o comprometimento dos nossos profissionais em ampliar a rede de cuidados para a população maranhense", publicou Carlos Brandão.

Em números mais precisos, de acordo a CET-MA, em 2023, se fizermos um comparativo com 2022, saltamos de 27 transplantes de órgãos no ano anterior para 62 neste último ano. Esse cenário positivo também pode ser observado no que diz respeito aos transplantes de córneas realizados no Maranhão, que saltaram de 133 para 255.

Ainda segundo o levantamento, foram captados sete corações, destinados a pacientes de outros estados, uma vez que no Maranhão não há no momento pessoas aguardando por transplante deste órgão.

Também foram captados 54 rins, sendo 41 implantados em pacientes situados no Maranhão e 11 ofertados para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT); assim como 27 fígados, os quais foram disponibilizados para captação, com implante local de quatro e oferta de 17 para o Sistema Nacional.

Capacitação

Além das famílias doadoras e a sociedade, o trabalho de capacitação dos profissionais de saúde também contribuiu para a elevação nos números. Em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA), capacitou 231 profissionais, promoveu ações de sensibilização em templos religiosos, escolas e realizou a divulgação de campanhas para doação de órgãos e tecidos na imprensa. Foi feita, também, a abertura de novas comissões de transplantes, sete em São Luís e uma em Pinheiro, a primeira do interior do estado.

Cenário nacional

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em setembro de 2023, o programa de incremento financeiro para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) foi instituído com o objetivo de estimular o aumento da capacidade assistencial de transplantes e atender a demanda da população, unindo o volume da atividade à qualidade da assistência.

O SNT busca aprimorar todos os processos relacionados à doação e transplante, com atenção aos atendimentos mais apropriados, uso de novas tecnologias, investimentos necessários, capacitações de profissionais e esclarecimentos à população por meio de campanhas publicitárias em âmbito nacional. A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e estimular profissionais de saúde a participarem da ação.

A política prevê investimentos em programas de formação continuada para gestores e profissionais da saúde e da educação que contemplem a doação de órgãos. No âmbito educacional, será inserida uma semana de atividades no calendário escolar, em setembro, para a conscientização sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário