Até a tarde desta quarta-feira (20), o boletim semanal de Arboviroses da SES-MA (Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão) contabilizava, ao todo, 1.600 casos confirmados e três mortes por dengue, diante de 74 casos de chikungunya e uma morte. Outros 9 óbitos estão sendo investigados, suspeitos por terem sido ocasionados pela dengue.
A morte mais recente registrada, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é de uma criança de cinco anos de idade moradora de Brejo, a 322 km da capital maranhense. O paciente teve início dos sintomas em 5 de fevereiro e foi confirmado o óbito após um mês, no último dia 5.
A segunda vítima da dengue no estado foi um jovem de 23 anos morador de Lago Verde, a 287 km da capital São Luís. Segundo a secretaria, ele tinha comorbidades.
Enquanto a primeira morte foi de um bebê de apenas 10 meses de vida, morador da Cidade Olímpica, em São Luís.
Já a vítima de chikungunyua era residente de Caxias, a 473 km da capital. Em nota, a SES informou que o óbito ocorreu em Teresina, capital do Piauí, onde o paciente estava internado.
A Secretaria Estadual de Saúde permanece trabalhando firme, em parceria com os municípios e na conscientização da população no combate, principalmente, aos criadouros do mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Cerca de 80% dos criadouros em todo o Brasil estão em domicílios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário