quinta-feira, 2 de maio de 2024

Sedihpop e Senac assinam acordo de cooperação para formação profissional da população idosa do Maranhão

 


O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) celebrou dois anos de existência na manhã desta terça-feira (30). O evento reuniu pessoas idosas atendidas no local, autoridades, profissionais de saúde, servidores públicos e familiares dos beneficiários. Durante a solenidade, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac/MA) assinaram acordo de cooperação mútua para promover a inclusão social da população idosa, por meio da realização de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas de atuação.

“Essa é uma iniciativa que busca fomentar as aptidões e capacidades das pessoas idosas para o mundo do trabalho, visto que essa população vem demonstrando cada vez mais que continua apta e com desejo de voltar ao mercado. São pessoas que ainda têm muito a realizar e a contribuir com o crescimento de empresas e também de organismos do setor público. Estamos ansiosos para acompanhar o desenvolvimento deles nos cursos de formação”, afirmou Lília Raquel de Negreiros, secretária de estado da Sedihpop.

O acordo prevê a realização de uma pesquisa para identificar quais as áreas de interesse, as necessidades e oportunidades de inclusão das pessoas idosas no mercado de trabalho. A implantação do programa será iniciada ainda neste semestre.

Além da convênio, a comemoração de dois anos do Creaispi contou ainda com o lançamento da campanha “Envelhecer com Direitos”, iniciativa coordenada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedima), em parceria com a Sedihpop, para o fortalecimento da Política Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa no Maranhão, a partir da criação e regularização dos conselhos municipais.

Na ocasião, também foi realizada a apresentação da cartilha de direitos da pessoa idosa, fazendo referência aos dois anos do Creaispi. A celebração teve a participação da cantora Gisele Padilha, apresentação do Coral do Ministério Público e Coral Vozes da Unabi/Uema, além de exposição de serviços.

Dois anos do Creaispi

O Creaispi é uma obra fruto do Orçamento Participativo, executado pela Sedihpop. É um espaço de referência para o atendimento a pessoas com mais de 60 anos, resultado por meio de uma equipe interinstitucional e multidisciplinar, coordenado pelas secretaria de estado dos Direitos Humanos (Sedihpop), de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Saúde (SES).

A secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, parabenizou a todos que contribuem diariamente para seu pleno funcionamento. “O Creaispi é um grande exemplo de como é possível garantir a participação social nas decisões de governo, pois ele é fruto da escolha da população metropolitana da grande ilha. Além disso, é um espaço que reúne diversos órgãos realizando atendimentos a essa população que é ativa, cheia de vida e merece toda atenção para ter vida digna e plena de possibilidades. Parabéns a todos que fazem o Creaispi ser o que é”, declarou Lília Raquel.

Além da oferta de serviços na área da saúde, há também outras ações realizadas em parceria com a Sedihpop; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público do Estado, representada pelas 16ª e 17ª Promotorias Especializadas da Pessoa Idosa; Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), representada pela Delegacia do Idoso; e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz/MA).

Nesses dois anos de atuação, já foram realizados mais de 370 mil atendimentos. Dona Olga Carvalho, que já foi atendida no Creaispi em consulta médica, fala sobre a importância do espaço para pessoas idosas. “Eu só tenho elogios. Fui muito bem atendida, desde a recepção até o atendimento médico. Aqui é um lugar onde a gente é respeitado como ser humano. Somos reconhecidos pelo nosso valor e respeitados por isso”, opinou.

Para ter acesso aos serviços do Creaispi é necessário realizar o agendamento por meio da Central de Marcação no aplicativo do VIVA/Procon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário