sexta-feira, 7 de junho de 2024

Evento oficial discute o tema da inteligência artificial no contexto do G20 em São Luís


No dia 10/06 em São Luís - Maranhão, autoridades, organizações do terceiro setor e empresas se reúnem no “AI Summit: Bridging Boundaries”, um evento oficial do T20 (Think20), no contexto dos debates do G20, especialmente focado na força-tarefa de “Transformação Digital Inclusiva”.

O tema Inteligência Artificial é uma das principais prioridades da presidência brasileira no G20, e será o assunto principal deste evento que conta ainda com painéis abertos à sociedade civil que irão abordar “Governança global da IA: do local ao global”, “IA para reduzir desigualdades e assimetrias” e “Impacto transformador na Web e no ecossistema digital”, entre outros tópicos.
 

A força-tarefa de “Transformação Digital Inclusiva” é co-liderada pela Data Privacy Brasil, juntamente com a Observer Research Foundation (ORF), organização independente fundada na Índia. Sob a presidência brasileira, existem 13 grupos de engajamento, com o objetivo de ampliar a participação de diversos setores da sociedade e fornecer subsídios e recomendações para as Trilhas de Sherpas e de Finanças.

Organizado pela Data Privacy Brasil, CEWEB, CEBRI e Fundação Heinrich Böll, com apoio da Microsoft, o evento será um espaço de trocas, que terá como público alvo membros governamentais do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital, políticos, jornalistas e grupos de defesa interessados ​​na discussão sobre a governação global da IA. Para Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora da área de Governança e Regulação na Data Privacy Brasil, o evento é um grande encontro, com a participação de grupos de engajamento do G20 como o de setor privado (B20), sociedade civil (C20), uniões sindicais de trabalhadores (L20), e mulheres (W20).

“Inteligência Artificial é um tema transversal e multidisciplinar, que atinge os mais diferentes setores e grupos da sociedade. Por isso, o encontro é realizado às margens da reunião do Grupo de Trabalho em Economia Digital (DEWG), que acontece de 11 a 13 de junho, em São Luís, a fim de que representantes governamentais das delegações do G20 possam acompanhar e participar dos nossos debates sobre IA, ouvindo diferentes perspectivas e demandas a serem endereçadas pelas políticas que poderão ser adotadas pelo bloco.” complementa Jaqueline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário