sexta-feira, 14 de junho de 2024

Obra do bunker de radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão está em fase final de execução

 

As obras do bunker de radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes” entraram na reta final e nesta quinta-feira (13), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou a execução de algumas etapas da obra. 

As instalações exigem espaço físico com características distintas para o atendimento em radioterapia. A área construída da unidade é de 1.186,18 m2 e está localizada atrás do Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira.

“O bunker é mais uma unidade a ser inserida em nossa grade de assistência oncológica do Maranhão. Aqui, além de consultórios e ambulatórios, vamos ofertar tratamento de radioterapia e braquiterapia, confirmando o objetivo do Governo do Estado que é cuidar do nosso povo”, destacou o secretário Tiago Fernandes.


A obra faz parte do plano de expansão de radioterapia, financiada e executada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria adjunta de Engenharia e Administração da SES, as equipes atuam na etapa da subestação e, posteriormente, na execução de testes no sistema de climatização. A próxima etapa será a instalação dos equipamentos médicos específicos e o treinamento dos profissionais.

O secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro, acompanhou a visita. “Somos gratos pela parceria com o Ministério da Saúde. Nessa visita, a gente pode constatar o quanto que a obra está avançada”, disse.

O Bunker abrigará o acelerador linear para radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão. Com o aparelho, será ampliado o atendimento de radioterapia no estado. O espaço contará com consultórios, recepção, sala de preparação e observação de pacientes e salas administrativas. A estrutura dará suporte às unidades de saúde de gestão estadual que atendem aos pacientes oncológicos, bem como aos pacientes do SUS assistidos pelo Hospital São Rafael, em Imperatriz, e aos pacientes do Hospital Macrorregional “Dr. Everaldo Ferreira Aragão”, em Caxias, que atende aos usuários do SUS.

“Com o bunker, a SES poderá ampliar a sua assistência destinada a pacientes com câncer do nosso estado, garantindo tratamento com mais qualidade com o objetivo de salvar vidas”, ressaltou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão.

Também participaram da visita a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suzyane Viegas; o superintendente de Engenharia da SES, Erick Feques; o arquiteto da superintendência de engenharia da SES, José Franklin Costa; e o sócio proprietário da Construtora Leoma, responsável pela obra do bunker, Leandro Martins.

Bunker

Assim que iniciar as suas atividades, o bunker da radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão será referência estadual para tratamento em braquiterapia, quimioterapia e radioterapia. O espaço será o primeiro bunker do estado feito em parceria com o Ministério da Saúde, ofertando apoio médico em radioterapia, física médica, anestesiologia e clínico médico; além de exames laboratoriais.

Por mês, estima-se que serão realizados cerca de 540 procedimentos ambulatoriais, entre consultas médicas do protocolo radioterapia (400), tratamento de Quimioterapia (90) e Braquiterapia (50). Quanto às intervenções ambulatoriais não médicas, a previsão é de 1.800 atendimentos por mês, dos quais estão consulta com enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, serviço social, psicólogo e terapeuta ocupacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário