segunda-feira, 3 de junho de 2024

Segurança Pública amplia efetivo do Choque com formação de novos policiais e implanta Força Tática em Timon

 

O Sistema de Segurança Pública segue ampliando o efetivo policial especializado com a promoção de cursos de formação e aperfeiçoamento. Na manhã desta segunda-feira (3), 30 policiais concluíram o III Curso de Operações de Choque (COPC). Uma solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, em São Luís, marcou o encerramento do curso. Paralelamente, em Timon, foi realizada a implantação da Força Tática.

Entre os concludentes do III COPC, 25 são oficiais e praças da PM do Maranhão, dois são das PM’s do Piauí e do Acre, um é policial penal do Rio Grande do Norte e outros dois são agentes da República do Paraguai. Durante o curso, eles passaram por instruções dentro e fora do estado, pela Força Nacional de Segurança e Batalhão de Choque no Distrito Federal, além dos Batalhões de Choque do Pará e Tocantins, referências no país.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, participou da solenidade de encerramento do III COPC e destacou que o curso é parte dos investimentos do Governo do Maranhão. “O governador Carlos Brandão tem priorizado investimentos na segurança pública e a qualificação das tropas é um exemplo. A formação contínua dos nossos policiais é muito importante para fortalecer o combate à criminalidade, garantindo mais segurança pública para a população”.

O comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Paulo Fernando Moura, discorreu sobre a intensidade do curso, observando as habilidades especificas que requer um policial de choque. “Ao todo foram 60 dias de intenso treinamento, com instruções diversas. O curso capacitou combatentes para atuarem nas mais diversas ocorrências, em especial aquelas que exigem a presença do homem de choque. Não tenho dúvidas de que esses homens e mulheres vão fortalecer ainda mais a nossa atuação”.

O curso teve 430 horas/aula de instruções no regime semi-internato, com disciplinas de reintegrações de posse rural e urbana, operações helitransportadas, noções de explosivos, direitos humanos, técnicas de táticas de controle de distúrbio civil, operações de choque em eventos, choque montado, atuação em estabelecimentos prisionais, entre outras. “Os formandos estão capacitados para fazer frente em qualquer lugar que estiverem de serviço”, garantiu o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Major Ananias.

“Hoje é um dia muito especial para todo o sistema de segurança, pois este é um curso de grande relevância para a Polícia Militar do Maranhão. Todos os operadores tiveram várias disciplinas para o enfrentamento à criminalidade e a manutenção da ordem pública”, ressaltou o comandante de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Soares Júnior, a quem o BPChoque é subordinado.

O BPChoque é responsável pela ordem pública. Entre suas principais atividades está a escolta de presos de justiça, policiamento de grandes eventos em praças esportivas, religiosos e culturais, além de atuação na manutenção da ordem do sistema penitenciário estadual, em reintegração de posse e em regiões do estado com maiores índices criminais.

Concludente do III COPC, Érica Vieira elencou que as experiências promovidas foram determinantes para a forma como ela e os demais policiais vão atuar desta segunda-feira em diante. "Nossa forja foi bem difícil, o curso de choque não é um treinamento fácil. É pesado, mas é algo bem instrutivo. Cada um daqui que esteve presente no III COPC sai daqui com uma experiência muito rica. Cada um de nós, com certeza, vai sair daqui com uma experiência rica pela paz e pela ordem da sociedade maranhense”.

Força Tática em Timon

A partir desta segunda-feira, o município de Timon passa a contar com a Força Tática para intensificar o combate à criminalidade na região. A cerimônia de implantação do grupamento ocorreu no Quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar, com a formatura dos 26 policiais do XV Curso de Força Tática.

Os coronéis Ribeiro e Magalhães, comandantes do Estado Maior e de Policiamento do Interior, respectivamente, participaram da ocasião, representando o secretário da Segurança Pública.

O curso teve duração de cerca de um mês e os policiais passaram por diversas disciplinas.  O objetivo foi capacitar os policiais militares para as atividades de primeiro recobrimento, na execução das ações de polícia ostensiva e instrução da tropa, diretrizes trabalho, inteligência, atuação no combate e patrulhamento.

Além da turma de Timon, o Sistema de Segurança Pública constituiu, nos últimos meses, Força Tática em Grajaú e Balsas. No total, até agora, já são 15 turmas formadas, em diferentes municípios.

A Força Tática tem como missão realizar o patrulhamento tático ostensivo nas áreas onde o nível de criminalidade é mais elevado. Conta com policiais capacitados para atuar em operações de alto risco, localização e captura de suspeitos fortemente armados em área urbana e/ou rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário