segunda-feira, 22 de julho de 2024

Governo assina Termo de Cessão para reforma de prédio que sediará Museu dos Trabalhadores Rurais

 

A assinatura do termo de cessão entre o Governo do Maranhão e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) ocorreu no último sábado (20), durante o evento de posse da nova diretoria da instituição sindical. O documento possibilita ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Governo (Segov), realizar a reforma do prédio pertencente à Federação para transformá-lo em museu.  

A reforma para o funcionamento do Museu da Trabalhadora e do Trabalhador Rural ocorrerá em um prédio tombado pelo patrimônio histórico e localizado na região central de São Luís. A iniciativa compõe um conjunto de ações anunciadas pelo governador Carlos Brandão, entre as quais: o reconhecimento dos Centros de Educação do Campo e dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) como escolas em tempo integral e o lançamento do programa Avança Maranhão Habilitação Popular.

O prédio onde já funcionou a sede da Fetaema, agora, será transformado em museu e contará com um espaço multimídia de exposição em prol da preservação, valorização e divulgação da história dos trabalhadores rurais do Maranhão, com foco nas lutas travadas pela categoria. 

A criação do museu foi uma reivindicação da categoria, uma das necessidades apresentadas pelos trabalhadores rurais ocorrida no mês de abril durante a Marcha pelo Grito da Terra no Maranhão.  

“Os benefícios anunciados são resultados do constante diálogo entre o Governo do Maranhão e a entidade, e atendem às demandas apresentadas durante o Grito da Terra 2024. Além disso, aproveitamos a solenidade para fazer a entrega de kits para os produtores e anunciamos um investimento de mais R$ 10 milhões para aquisição de irrigação, motor de rabeta, pequenos tratores, entre outros. Também anunciamos R$ 8 milhões para o Procaf, que é o programa de compras da agricultura familiar. E mais parcerias virão para valorizar quem trabalha na agricultura familiar”, enfatizou o governador Carlos Brandão.

Sobre a revitalização do prédio para a implantação do Museu do Trabalhador Rural, o secretário de Governo do Maranhão, Márcio Machado destacou que se trata de um reconhecimento aos trabalhadores do campo. “O museu é um reconhecimento importante da história do trabalhador rural que lutou muito e se constitui em um importante protagonista na economia de base como é a agricultura familiar, que alimenta boa parte da nossa população”, destacou. 

Após a assinatura do termo de cessão, a Segov realizará um levantamento técnico e orçamentário para que sejam iniciadas o mais breve possível as obras de restauração do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário