quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Atentado em Brasília: Ex-candidato bolsonarista é dono do carro que explodiu na Câmara dos Deputados

 

O veículo que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (13), está registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz, também conhecido como Tiü França, ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) e bolsonarista assumido. Luiz, que concorreu ao pleito de 2020 em Rio do Sul (SC) e obteve 98 votos, utilizava suas redes sociais para propagar mensagens em defesa de pautas extremas alinhadas com o bolsonarismo, além de publicar ameaças contra adversários políticos.

De acordo com o portal Metrópoles, Tiü França, além de fazer apologia a ações violentas, tinha o hábito de compartilhar imagens de suas visitas a prédios públicos. Em uma publicação feita no mesmo dia do atentado, Luiz divulgou um print em que afirma ter instalado explosivos em casas de “comunistas de merda”, com uma legenda alusiva ao dia 13. Outras postagens fazem referências a “foguetinhos” para celebrar a data.

Francisco Luiz também divulgou uma selfie no interior do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma provocação: “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo. Provérbios 16:18 (A soberba precede a queda)”. O STF confirmou que ele esteve no prédio em 24 de agosto.

A explosão levanta preocupações sobre segurança nos prédios dos Três Poderes e a expansão de ações de extremismo político no país. Polícia Federal e equipes de segurança do Congresso investigam o ocorrido, buscando esclarecer como o atentado foi possível e se houve falhas nos protocolos de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário