quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Maranhense é o primeiro sul-americano a ocupar o cargo mais alto da Interpol

 

O maranhense Valdecy Urquiza foi confirmado na manhã desta terça-feira (5) como o mais novo secretário-geral da Interpol.

Aos 43 anos, o delegado da Polícia Federal se torna o primeiro cidadão sul-americano e de um país em desenvolvimento a ocupar o posto.

A indicação de Urquiza ocorreu ainda em junho, mas precisava de aprovação na 92ª Assembleia Geral da Interpol, atualmente em andamento em Glasgow, no Reino Unido.

Ao todo, 153 dos 196 países-membros da maior organização policial do mundo participaram da votação na Assembleia Geral, e o brasileiro recebeu aprovação de 96% do quórum (145 países). Seis países votaram contra, e dois se abstiveram.

Com a aprovação majoritária, Valdecy Urquiza assume o cargo a partir de quinta-feira (7). Ele permanece como delegado da Polícia Federal, mas se dedicará exclusivamente às atividades de secretário-geral da Interpol.

O mandato tem duração de cinco anos e pode se renovar pelo mesmo período. O alemão Jürgen Stock, que ocupava o cargo desde 2014, é quem deixa a posição.

Quem é Valdecy Urquiza

O primeiro brasileiro a liderar a maior organização policial do mundo nasceu em São Luís e formou-se em Direito em Fortaleza.

Em 2004, ingressou na Polícia Federal por meio de concurso público. Três anos depois, retornou a São Luís, onde chefiou a delegacia de crimes ambientais.

Em 2015, assumiu o escritório nacional da Interpol no Brasil, em Brasília. Posteriormente, sua experiência o levou a uma transferência para a sede da organização em Lyon, na França, em 2018.

Assim, ocupou os cargos de diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e diretor de combate ao crime organizado na Secretaria-Geral durante sua estadia na Europa.

Em 2021, Urquiza retornou ao Brasil e, desde então, atuava na cooperação internacional da Polícia Federal e exercia o cargo de vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário