A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha, em São Luís, consolida-se como referência no cuidado a pacientes queimados no Maranhão. Inaugurada em 2023 pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade em 2024 atendeu 217 pacientes – 98 crianças e 119 adultos. A UTQ conta com recursos de alta tecnologia e técnicas inovadoras, como a câmara hiperbárica.
Recentemente, em visita ao Hospital da Ilha, o governador Carlos Brandão enfatizou a importância dos avanços promovidos na saúde pública estadual. “É muito bom conhecer de perto como o equipamento funciona. É fundamental que a rede estadual ofereça uma tecnologia tão avançada. Esse é o nosso compromisso: proporcionar saúde de qualidade para nossa população”, declarou o governador.
A subsecretária de Saúde, Liliane Neves, também acompanhou a visita e destacou a relevância da UTQ para o Sistema Único de Saúde (SUS). “A câmara hiperbárica auxilia na cicatrização dos pacientes queimados, representando um grande avanço. A UTQ do Hospital da Ilha é a única unidade pública no Brasil a oferecer esse tipo de tratamento complementar com exclusividade. Isso reflete o compromisso do governador Carlos Brandão e do secretário Tiago com a saúde da população maranhense”, afirmou a subsecretária.
Humanização
Além da tecnologia, o cuidado humanizado é outro diferencial.
Tecnologia
A UTQ do Hospital da Ilha é a única unidade pública no Brasil a oferecer tratamento complementar com uma câmara hiperbárica exclusiva. Segundo o coordenador da unidade, o médico intensivista Rodrigo Azevedo, o equipamento utiliza oxigênio puro pressurizado para acelerar a cicatrização, aumentando a oxigenação diretamente nas áreas lesionadas.
“O tratamento é não invasivo e eficaz tanto para queimaduras agudas quanto crônicas. Também auxilia em infecções e feridas de difícil cicatrização. Aqui no Hospital da Ilha, usamos o equipamento para pacientes de todas as idades, sempre como complemento aos tratamentos principais”, explicou o especialista.
Cada sessão dura aproximadamente 90 minutos, e o número de sessões é definido pelo médico hiperbarista, de acordo com as necessidades do paciente.
Estrutura
A UTQ dispõe de 19 leitos – seis pediátricos e 13 adultos, incluindo dois de estabilização – e conta com recursos diferenciados para o tratamento dos pacientes como: Balneoterapia; Curativos especiais; Cinesioterapia para reabilitação motora; Rounds diários; Fisioterapia e reabilitação; Equipes especializadas em feridas e hiperbárica.
O Hospital da Ilha integra a rede de Estado da Saúde e realizou em 2024 cerca de 18.864 atendimentos ambulatoriais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário