O 2º Congresso Cuidar de Todos, o 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reconheceu profissionais, municípios e ações de destaque na saúde pública maranhense. A cerimônia de encerramento aconteceu nesta quinta-feira (10), no Multicenter Sebrae, em São Luís.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, frisou o amplo debate realizado no evento. “O maior saldo é exatamente a quantidade de professores e alunos que se inscreveram para a participação desse congresso, isso demonstra um território fértil de produção de conhecimento, de aprimoramento, de troca de experiências para a construção do SUS. Fortaleceu, também, a conexão mais efetiva entre o estado e os municípios, com foco na equidade e na universalidade dos serviços públicos de saúde. Tenho a convicção de que o terceiro Congresso Cuidar de Todos, que vai ser em março de 2026, vai ser um sucesso", avaliou o gestor estadual.
Mostra Científica
A 4ª Mostra Científica da SES/MA incentivou a disseminação de estudos e boas práticas na saúde coletiva. Foram submetidos 932 trabalhos científicos, sendo 801 aprovados, com 326 trabalhos de comunicação oral e 482 trabalhos em formato de banner, discutidos sob a ótica da Equidade e Acolhimento em Saúde, da Atenção nas Linhas de Cuidado, da Vigilância em Saúde, da Gestão em Saúde, da Educação na Saúde e Tecnologias, da Informação e Comunicação em Saúde.
Três trabalhos científicos na modalidade oral foram premiados com menção honrosa por sua originalidade, impacto e relevância para o SUS no estado. Os autores dos trabalhos foram, em primeiro lugar, a Planificação do Território Indígena na Região de Saúde de Barra do Corda, desenvolvido por Silvia Ferreira Costa, Beatriz de Oliveira Fabiano, Bruna Bonfim e Iara Torres. A segunda colocação foi conquistada pelo trabalho Teleinterconsulta na Avaliação de Incapacidade Física em Pacientes com Hanseníase no Maranhão, dos autores Rui Antonio Serra, Shirlene Matos, Marcos Salgado, João Marcelo Machado, Gyovanna Moreira e Luciana Amorim Tomich Netto Guterres Soares. Em terceiro lugar, foi premiado o projeto Chá de Conhecimento: Estratégia para Melhorar a Assistência Pré-natal de Risco Habitual da Atenção Primária em Saúde, de autoria de Nadielly Ladwig, Gilnara Sousa, Fernanda Mayara Fernandes Ladwig, Joane Talita da Silva, Tecio Bruno, Rebeca e Priscila Gouveia.
Também serão reconhecidos com seus trabalhos publicados em uma edição especial da revista da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) os 18 trabalhos que conseguiram os três primeiros colocados de cada um dos seis eixos temáticos da Mostra: cuidado e acolhimento em saúde; atenção nas linhas de cuidado; vigilância em saúde; gestão em saúde; educação na saúde; e tecnologia informação e comunicação. Ao todo, 806 trabalhos foram apresentados.
A diretora Ana Lúcia Nunes destacou o crescimento da mostra científica, que passou de 67 trabalhos inscritos na primeira edição há quatro anos para mais de 900 neste ano. Segundo ela, o número demonstra o envolvimento crescente de trabalhadores, docentes e estudantes.
Atenção primária
Além da premiação da mostra científica, a SES homenageou três municípios que se destacaram em campanhas e ações estratégicas na Atenção Primária à Saúde (APS). O município de Lagoa Grande do Maranhão foi o primeiro colocado na Campanha Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com 3.067 adolescentes alcançados; Codó ficou em segundo lugar, com 2.916 adolescentes, seguido de Grajaú, com 1.850.
Também foram reconhecidos outros três municípios com melhor desempenho na luta contra a hanseníase. O prêmio “Maranhão Livre da Hanseníase – Ranking Infância sem Marcas” foi entregue aos representantes dos municípios de Riachão, Coelho Neto e Igarapé Grande, pelos esforços em prevenção, diagnóstico precoce e cuidado com crianças e adolescentes. Cada um recebeu uma placa como forma de reconhecimento.
Homenagem
Encerrando a cerimônia, foi exibido um vídeo em homenagem ao papel essencial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - profissional de saúde que atua na promoção da saúde e prevenção de doenças - e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) - profissional do SUS que atua na prevenção e controle de doenças transmissíveis.
Estiveram presentes, ainda, na cerimônia de encerramento do congresso, a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves, a secretária adjunta de Finanças da SES, Nauana Fabiano Campos; o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos, Roosevelt Figueira; o secretário adjunto de Administração e Engenharia, Hugo Ferro e a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Kátia Trovão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário