Com o propósito de garantir atuação mais eficaz a casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), o governador Carlos Brandão anunciou a implantação do programa Salva Coração e a expansão do programa AVC – Cada Segundo Importa, para os municípios de Carutapera, Barreirinhas, Presidente Dutra e Imperatriz. Os anúncios ocorreram nesta quarta-feira (9), durante o 2º Congresso Cuidar de Todos e do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e 4ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde, no auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae.
“Estamos juntos para fazer a saúde do Maranhão avançar ainda mais. A implantação do programa Salva Coração e a expansão do programa AVC – Cada Segundo Importa evidenciam o nosso compromisso com a saúde da população maranhense e marcam mais uma etapa de avanços na saúde do nosso estado”, destacou Brandão.
Neste cenário, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que os programas Salva Coração e AVC – Cada Segundo Importa convergem para um atendimento de maior qualidade, possibilitando o tratamento dos pacientes de forma mais adequada e em tempo hábil. “O nosso intuito é salvar muitas vidas. A Secretaria de Estado da Saúde trabalha diariamente para qualificar e melhorar os serviços ofertados na rede estadual de saúde, o que resulta em melhores resultados e menor mortalidade para esses pacientes”, pontuou.
Com a criação do programa Salva Coração neste ano, o Governo do Estado passa a adotar na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) o protocolo com uma atuação mais eficaz no diagnóstico e tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), otimizando o uso de leitos hospitalares e o fluxo de atendimento. No ano passado, 2.855 pacientes com IAM foram atendidos na rede estadual de saúde.
O protocolo de atendimento será implantado em seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Ilha, localizadas nos bairros Vinhais, Cidade Operária, Parque Vitória, Paço do Lumiar, Itaqui-Bacanga e Araçagi, além do Hospital da Vila Luizão. Os casos de maior complexidade serão regulados para o Hospital Dr. Carlos Macieira.
O programa contará com a Plataforma Digital (Join), permitindo interação em tempo real entre especialistas e profissionais de saúde, possibilitando diagnóstico rápido e tratamento imediato, como trombólise em até 30 minutos ou angioplastia em até 120 minutos.
Em 2017, segundo o DATASUS, 7,06% (92.657 pacientes) do total de óbitos foram causados por Infarto Agudo do Miocárdio, uma condição considerada de alta mortalidade. A doença representou 10,2% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo mais prevalente em pacientes com idade superior a 50 anos, em que representou 25% das internações.
"Uma vez infartado, e a cada minuto que o paciente fica sem tratamento, ele perde 11 dias de sobrevida. Por isso, o sistema precisa estar muito bem orquestrado para que o melhor atendimento e a melhor decisão seja tomada. O grande benefício do programa é organizar os recursos, adicionando também o apoio de médicos cardiologistas atuando em regime de 24 horas de plantão que estarão disponíveis à distância na plataforma Join, a mesma que já é usada no Programa AVC - Cada segundo importa, destacou o médico cardiologista e coordenador do programa Salva Coração", Felipe Amado.
Os pacientes com suspeita de infarto passam por triagem e são submetidos a exame de eletrocardiograma (ECG), realizado nas UPAs. O ECG é avaliado pela equipe médica responsável pelo primeiro atendimento. Quando o paciente apresentar quadro grave com obstrução total da artéria coronariana, passará por avaliação da equipe médica de especialistas da plataforma digital Join, disponível 24h.
Com a confirmação do diagnóstico, o paciente será encaminhado para o tratamento imediato. No caso de diagnóstico de trombólise, o procedimento será realizado na própria UPA ou Hospital da Vila Luizão, em até 30 minutos. No caso de indicação médica de angioplastia, o paciente será encaminhado para o Hospital Dr. Carlos Macieira, em até 120 minutos.
Cerca de três eixos são adotados pelo programa: Capacitação dos profissionais de saúde; educação da população sobre prevenção e sinais de alerta; e o monitoramento contínuo dos resultados com vista a assegurar a qualidade e eficiência no cuidado ao paciente.
Expansão do programa AVC
Outra estratégia de saúde estadual que foi contemplada com os investimentos anunciados pelo Governo do Maranhão foi o programa AVC – Cada Segundo Importa. A iniciativa é um dos eixos do programa Cuidar de Todos e agora foi expandido nesta etapa para os municípios de Carutapera, Barreirinhas, Presidente Dutra e Imperatriz.
O programa está presente também na Grande Ilha, com o Hospital da Ilha como referência, e nas regiões de Bacabal, Codó e Coroatá. O programa foi lançado em setembro de 2023, com o objetivo de reduzir o número de mortes e sequelas por AVC no estado.
"Expandir o projeto nada mais é do que conseguir fazer com que mais pessoas tenham acesso ao programa, que já tem conseguido iniciar uma mudança do paradigma da mortalidade do AVC aqui no estado do Maranhão. Em 2024, desde que completamos um ano do projeto, já conseguimos reduzir a mortalidade de AVC no estado do Maranhão a 14%", destacou o coordenador do programa AVC, Marconi Moreno.
De acordo com dados, até 6 de abril de 2025, foram atendidos pelo programa 790 pacientes, dos quais 428 apresentaram suspeita de AVC confirmada, 224 foram confirmados como AVC Isquêmicos e 95 completaram o protocolo com trombolítico.
Em São Luís, o programa AVC - Cada Segundo Importa foi lançado pelo governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em 22 de setembro de 2023, atendendo inicialmente os pacientes da Região Metropolitana. O programa visa à redução de sequelas e os óbitos por AVC no Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário