quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Governo entrega Centro de Ensino e Farol do Saber para potencializar ações de educação no sistema penitenciário


O Governo do Estado segue com as ações em prol da efetiva reintegração social da Pessoa Privada de Liberdade (PPL) e, nesta quinta-feira (22), inaugurou mais duas importantes obras no Complexo Penitenciário São Luís que, juntas, atenderão cerca de 200 internos em atividades de educação.

A solenidade de entrega do ‘Centro de Ensino João Sobreira de Lima’ e do ‘Farol do Saber Caminho da Liberdade’ contou com as presenças dos secretários de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, do secretário de Educação, Felipe Camarão, e do secretário de Cultura, Anderson Lindoso.


“As Secretarias de Estado de Educação e, também, a de Cultura, são importantes parceiras nesse processo com foco na ressocialização dos internos. Ambas doaram cerca de 400 obras literárias para potencializar o projeto de remição pela leitura no sistema prisional e disponibilizam funcionários que realizam palestras e demais ações educativas”, destaca o secretário Murilo Andrade.

As obras para concretização do Centro de Ensino, e, também, para a reforma do Farol do Saber iniciaram no mês de maio e foram realizadas com a utilização de mão de obra carcerária. Para possibilitar toda esta estrutura, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 67 mil com a aquisição de materiais necessários.


Pintura interna e externa, reforma civil, reforma estrutural, reboco, serralheria, estrutura elétrica, reparo hidráulico, reparo sanitário e calçamento foram alguns dos serviços feitos pelos internos.

“A população brasileira está tendo a oportunidade de ver o antes e o depois do trabalho que está sendo feito pelo governador Flávio Dino, pelo Murilo e sua equipe em prol do sistema prisional do Maranhão. Nós somos testemunhas vivas desse progresso”, afirma o secretário Felipe Camarão.


O Centro de Ensino João Sobreira de Lima terá três salas de aula, e atenderá a 150 alunos, nos três turnos. A unidade de ensino ainda conta com um laboratório de ciências e uma biblioteca. O Farol do Saber recebeu 400 livros que foram todos de doação oriundos das secretarias parceiras.

“São mais duas importantes obras do governo que aposta em vidas, aposta na recuperação das pessoas e dá oportunidades; e o Farol do Saber é prova de que as pessoas privadas de liberdade possam ter a oportunidade de adquirir conhecimento e mudar de vida”, declara Anderson Lindoso.


No novo prédio da Escola João Sobreira de Lima acontecerá também atividades do Programa ‘Rumo Certo’, onde será ofertado aos internos cursos de alfabetização e a conclusão do Ensino Fundamental e Médio pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de ações do projeto ‘Remição pela Leitura’.

Mais 
Hoje o Sistema Penitenciário do Maranhão já conta com mais de 2.500 internos inseridos em ações de educação. A gestão abriu, até agora, 75 salas de aula e 120 turmas de ensino, inciativa com foco na oferta de educação, direito garantido aos internos pela Lei de Execução Penal (LEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário