"Junto com a equipe SEDUC, acabo de reunir com mais de 200 dirigentes municipais de educação para mostrar os resultados do primeiro simulado do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão. Conversa franca e leal sobre o foco na aprendizagem dos estudantes maranhenses", ressaltou o secretário estadual de educação, Felipe Camarão.
Após mais de 210 mil estudantes do ensino Fundamental e Médio de todo estado realizarem em junho a primeira avaliação diagnóstica do SEAMA (Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão), os resultados foram analisados e divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta segunda-feira (05), no Convento das Mercês, em São Luís, no Seminário de divulgação dos resultados da 1ª avaliação do SEAMA.
Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em 3.885 escolas das redes públicas de 215 municípios e da Rede Estadual do Maranhão. A partir da análise dos resultados as redes de ensino poderão revisitar seus projetos educacionais e redefinir as ações mais adequadas visando elevar a qualidade do ensino e aprendizagem.
Participaram do evento os dirigentes municipais de educação, o coordenador municipal do SEAMA e um técnico da Semed.
SEAMA – Inédito no Maranhão
O Seama foi instituído pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb. O Seama conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O sistema permite estabelecer o índice próprio do Estado, contribuindo para a melhor definição das metas conforme as redes; acompanhamento dos resultados dos estudantes no decorrer do ano; análise da prática avaliativa desenvolvida nas escolas (por meio da compatibilização dos resultados nos simulados e nas atividades de sala de aula), entre outros avanços.


Nenhum comentário:
Postar um comentário