segunda-feira, 3 de abril de 2023

PDT e PSB formarão bloco com 31 deputados na Câmara

 


O PDT e o PSB acertaram a formação de um bloco na Câmara. Serão 31 deputados na bancada unificada –17 pedetistas e 14 socialistas.

“Se vierem outros [partidos] para agregar, não nos furtaremos ao diálogo, tendo como parâmetros nosso posicionamento conjuntural de apoio ao governo e nossa visão de Estado”, disse o presidente em exercício do PDT e líder da sigla na Casa, André Figueiredo (CE).

Os dois partidos já concordaram em formar um bloco na Câmara, que somará 31 deputados — 17 do PDT e 14 do PSB. A federação teria ainda sete senadores.

Em 2022, a bancada eleita pelo PSB para a Câmara, de 14 deputados, foi menos da metade dos 32 eleitos pelo partido em 2018. O PDT também caiu de patamar: fez nove deputados federais a menos do que os 28 que havia elegido no pleito anterior.

O decréscimo ligou o sinal de alerta em ambos para as condições futuras de bater a cláusula de barreira, que exigirá, a partir de 2030, ao menos 3% dos votos válidos nacionalmente na eleição à Câmara para que as legendas mantenham acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV. PSB e PDT, que haviam tido mais de 5% cada em 2018, no ano passado obtiveram 3,8% e 3,5%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário