quarta-feira, 10 de abril de 2024

Maranhão finaliza encontro que discutiu soluções conjuntas para desenvolver regime de colaboração entre estados e municípios

 

Nesta quarta-feira (10), o Grupo de Trabalho Regime de Colaboração do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) finalizou o encontro que discutiu soluções conjuntas para desenvolver o regime de colaboração entre estados e municípios. O evento, realizado em São Luís, reuniu secretários de Educação dos estados, além de gestores e técnicos estaduais que atuam na área da educação em todo o Brasil. O encontro iniciou na terça-feira (9) e pela primeira vez foi realizado no Maranhão. 

Durante os dois dias de encontro, aconteceram painéis com especialistas, destacando diversos temas, entre eles transporte, ICMS e alfabetização. Além disso, deve ser feito um mapeamento das boas práticas dos estados e apresentado o sumário executivo do Guia de Regime de Colaboração do Consed, que está sendo elaborado a partir das escutas dos técnicos. O documento vai ser revisado pelo grupo, para que fique alinhado às necessidades dos estados.

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou de sua alegria por receber, na capital maranhense, especialistas de todos os estados brasileiros para trocar experiências, e destacou que a alfabetização é uma das prioridades do Governo do Estado. 

“Ficamos muito felizes por receber esse grupo de trabalho, para tratar, entre tantos assuntos importantes, sobre a alfabetização, uma das prioridades do governador Carlos Brandão, que vai lançar nos próximos dias um grande programa de alfabetização no nosso estado. Estamos recebendo, portanto, técnicos e técnicas de todos os estados brasileiros para coletar as melhores experiências, nessa relação entre Governo do Estado e prefeituras, para aplicar na prática o melhor em todas as cidades maranhenses”, ressaltou o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão. 

Felipe Camarão também apresentou o resultado alcançado pelo estado em decorrência de programas educacionais. “Atualmente, o Maranhão está com 58% das crianças alfabetizadas até o segundo ano do ensino básico. A meta estipulada pelo MEC era 36% e nós já estamos acima, mas queremos continuar avançando não apenas nos índices da educação básica, mas também do ensino médio. Isso mostra que já temos um trabalho coordenado e bem executado junto com as prefeituras”, ressaltou. 

A diretora de Políticas Educacionais em parceria com os municípios/Seduc (TO), Francinete Fonseca, ressaltou a importância do encontro. “É um grupo de trabalho muito importante. Falamos da gestão colaborativa entre estados e municípios, onde o estado implementa um programa de alfabetização, em parceria com os municípios, tão importante nesse contexto atual no território brasileiro. Nós estamos começando a implementar o programa de alfabetização junto aos municípios. Então, é importante buscar essa experiência daqueles que já vem atuando e trazer também um pouco da nossa”, opinou.

“O objetivo desse encontro é promover a troca de experiência entre os estados, apresentando boas práticas e promovendo a colaboração interfederativa. Essa troca é fundamental porque as unidades da Federação estão em fases muito diferenciadas, às vezes mais avançada em alguns programas, às vezes precisando de apoio com outros. Então, essa troca favorece o fortalecimento das unidades da Federação e o compartilhamento de experiências”, explicou a consultora do Consed, Joana Nogueira. 

Nessa iniciativa, o evento teve a parceria da Associação Bem Comum, do Instituto Natura e da Fundação Lemann. O evento também teve a presença do subsecretário da Seduc, Anderson Lindoso; da secretária adjunta, Nádya Dutra, dentre outros representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário