domingo, 1 de setembro de 2024

Blitz do Maranhão Sem Queimadas faz alerta aos motoristas em conjunto com PRF


Mais uma campanha de sensibilização e combate às queimadas foi realizada nesta sexta-feira (30 de agosto) no Km 14, na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Luís. A ação realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com a PRF teve por objetivo alertar os motoristas sobre os perigos e as consequências das queimadas ilegais, que aumentam significativamente durante o período de estiagem.

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, esteve presente na blitz junto com a equipe da Sema. "Estamos fazendo uma ação educativa, conscientizando todos os motoristas aqui no posto da PRF, essa é uma orientação do Governador Carlos Brandão, ele quer que a gente incentive cada vez mais a prevenção, mostrando a real consequência das queimadas e suas causas, isso tem dado certo, o Maranhão está melhorando de posição no ranking nacional de focos de incêndio, vamos continuar preservando e conscientizando", reforçou o secretário.

"A PRF abraçou essa causa do Maranhão Sem Queimadas para alertar os motoristas dos riscos dos incêndios, principalmente quando há fumaça no trânsito ocasionando colisões, então estamos passando instruções que ajudam a evitar esses e outros problemas", informou Marcos Brás, Policial Rodoviário Federal.

A blitz teve como objetivo informar e engajar os motoristas sobre os impactos das queimadas e a necessidade urgente de alternativas sustentáveis. Durante a ação instruções educativas e materiais informativos serão distribuídos.

As ações de sensibilização do programa Maranhão Sem Queimadas já foram realizadas em Mirador, Imperatriz, Balsas, Pastos Bons, Colinas, Açailândia, Bom Jardim e Santa Inês. Para o mês de setembro estão programadas mais duas blitz nos municípios de Caxias e Bacabal.

O trabalho de combate às queimadas tem compromisso com a proteção aos recursos naturais, mudanças climáticas e qualidade de vida das pessoas. Para impedir ilícitos ambientais como queimadas e desmatamentos no período de estiagem, o Governo do Estado publicou decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024.

A Sema trabalha de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, órgãos estaduais e empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário