sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Duarte Jr. se destaca em debate do Imirante, Franklin impressiona, Yglésio polemiza e demais candidatos não empolgam

 


No debate desta quinta (19), promovido pelo Portal Imirante, 7 dos 8 candidatos a Prefeitura de São Luís compareceram.

A ausência sentida foi do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), candidato à reeleição.

Para muitos, a falta do atual gestor da cidade, soa como uma falta de respeito à população de São Luís, já que, o debate é uma oportunidade para defender seus planos e falar de assuntos mais espinhosos, que envolvem suspeitas de corrupção na gestão e de promessas não cumpridas ao longo de quatro anos de mandato.

Lamentavelmente, tiveram embates durante a realização do evento, em que nada somam para o debate e acabam sendo tratados como negativos a população, e consequentemente, ao eleitorado. Em contrapartida, tivemos bons momentos, de candidatos que de feto foram desarmados de qualquer sentimento de ódio ou mesmo para conturbar o debate de ideias.

Neste sentido, o Blog Eduardo Ericeira, faz uma avaliação a respeito da participação dos candidatos no debate.

Duarte Jr. (PSB) 

Certamente foi o que mais se destacou! Cabe ressaltar que essa foi a mesma opinião nas redes sociais. Duarte demonstrou características fundamentais para uma pessoa que almeja se tornar prefeito de uma capital. A principal delas, conhecimento da cidade e propostas para de fato melhorar a vida população e desenvolver a capital maranhense. Duarte que é favorito para disputar o 2º com Eduardo Braide (PSD), que faltou ao debate, ganhou ainda mais notoriedade com a ausência do atual gestor, que é candidato à reeleição, mas não quer debater os vários problemas existentes hoje para serem resolvidos em São Luís.

Duarte Jr. ainda se destacou pelo equilíbrio, discrição e respeito ao público e demais candidatos.

Franklin Douglas (PSOL)

Depois de Duarte Jr., Franklin foi o candidato que mais de destacou no debate. Com boa comunicação e segurança, ele se destacou nos embates contra Yglesio, conseguindo se sair bem em momentos de tensão e defendendo suas propostas com clareza. Sua presença ajudou a animar o debate, trazendo boas respostas e se posicionando como um candidato preparado para enfrentar os desafios da cidade.

Flávia Alves (SD)

A candidata do Solidariedade começava bem os embates, mas perdia fôlego.

Flávia Alves iniciou o debate com um bom desempenho, demonstrando conhecimento e habilidade nas discussões. No entanto, com o passar do tempo, seu ritmo diminuiu e ela acabou perdendo o destaque inicial. Embora tenha começado forte, ela perdeu impacto à medida que o debate avançava, sem grandes momentos de destaque nas partes finais.

Fábio Câmara (PDT) 

O pedetista adotou um discurso atrasado e repetitivo.

Fábio Câmara trouxe ao debate um discurso que pareceu atrasado e repetitivo, remetendo mais aos candidatos da década de 90. Focando em frases prontas e de efeito, ele deixou de lado um aprofundamento maior em suas propostas. Essa falta de dinamismo e atualização impediu que ele se destacasse, fazendo com que sua participação passasse sem muito impacto no debate. 

Algo de positivo para o candidato foi uma comunicação para a população mais humilde da cidade, com uma linguagem mais popular, indo de encontro ao povo.

Wellington do Curso (Novo)

Wellington continua discreto e com dificuldades de oratória. O candidato do Novo repetiu os mesmos problemas que o prejudicaram em 2016, principalmente no quesito oratória. Seu desempenho foi morno e sem brilho, sem conseguir engajar o público ou apresentar momentos de destaque. Ele passou despercebido em muitos momentos, deixando a impressão de que ainda precisa melhorar sua performance em debates.

Yglesio Moisés (PRTB)

Yglésio tem adotado a tática do confronto. Houve embate do candidato com todos os demais candidatos. Yglésio trocou farpas, demonstrou em certos momentos uma certa arrogância, e chegou a perder o foco em propostas.

Tentando adotar uma postura mais provocativa, Yglesio acabou se destacando de forma negativa em muitos momentos. Ele priorizou as trocas de farpas com Franklin, principalmente, mas com os demais candidatos, desviando a atenção de suas propostas, conturbou boa parte do debate durante as suas aparições. Em vez de apresentar soluções concretas, Yglesio optou por um confronto constante, que o fez parecer mais interessado em polemizar do que em debater questões importantes para o público. 

Esse comportamento, aliado a um tom arrogante ao tentar demonstrar superioridade técnica, prejudicou seu desempenho geral no debate.

Saulo Arcangeli (PSTU)

Saulo teve uma participação discreta, passou pelo debate sem grandes destaques.

Saulo teve uma participação discreta e sem momentos memoráveis. Com um desempenho sem sal, ele não conseguiu se destacar nas discussões ou apresentar propostas que chamassem a atenção do público. Sua presença no debate foi ofuscada pelos outros candidatos, sem grandes contribuições.

Nesta sexta (20), acontece mais um debate com os candidatos a prefeito de São Luís, dessa vez promovido pelo Sistema Difusora de Comunicação, a partir de 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário