segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Governo do Maranhão lança nova versão do programa Maranhão Juros Zero, em Imperatriz

 

Para incentivar o empreendedorismo, a economia solidária, alavancar o investimento produtivo e promover a geração de emprego e renda no Estado o Governo do Maranhão lançou, nesta sexta-feira (20), uma edição aprimorada do programa Maranhão Juros Zero. A solenidade aconteceu na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz.

Por meio do programa o governo vai cobrir os juros para empréstimos de até R$ 10 mil, oferecendo mais oportunidades para quem movimenta a economia e gera emprego e renda no Maranhão.

Durante a assinatura da Medida Provisória que reinstitui o programa Maranhão Juros Zero o governador Carlos Brandão afirmou que o programa contempla os pequenos e microempresários, o que representa um benefício para cerca de 90% das empresas que atuam no Estado.

“Este programa representa o apoio e incentivo do Governo do Maranhão ao pequeno e microempreendedor para que ele possa montar sua lanchonete, melhorar os equipamentos de uma sorveteria, de uma padaria, de um salão de beleza ou qualquer outro empreendimento de seu interesse. Por meio deste programa ele não vai pagar juros e vai poder tirar empréstimos mais baratos, podendo pagar com mais tranquilidade, gerando emprego e renda”, explicou o governador Carlos Brandão.

O programa Juros Zero será coordenado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc) e funcionará como um subsídio que cobre os juros de empréstimos concedidos aos beneficiários por meio de instituições financeiras parceiras. As instituições financeiras interessadas devem firmar Termo de Cooperação com o Governo do Estado do Maranhão e possuir sede ou filial no Estado.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, ressaltou que o programa que é importante para movimentar a economia. “Vamos fazer com que os micro e pequenos empresários tenham a oportunidade de buscar financiamentos, facilitando o acesso a linhas de crédito e ampliando sua capacidade de pagamento já que os juros dos empréstimos ficarão à cargo do Governo do Maranhão, diminuindo os custos para o empreendedor”, informou. 

Programa Maranhão Juros Zero

O programa Maranhão Juros Zero, em sua nova versão, concederá subsídio financeiro ao microempreendedor individual (MEI), às microempresas e às empresas de pequeno porte, preferencialmente chefiadas por mulheres, às pessoas beneficiárias de programas sociais de transferência de renda, aos trabalhadores não formalizados.
O subsídio financeiro destina-se exclusivamente ao custeio dos valores correspondentes aos juros remuneratórios das operações de crédito realizadas por instituições financeiras interessadas, públicas ou privadas, desde que as operações tenham taxas de juros não superior ao limite fixado em decreto.

O produto das operações de crédito que contarem com o subsídio previsto na Medida Provisória deverá ser utilizado para ampliar negócios, adquirir equipamentos, formar capital de giro ou equilibrar seu fluxo de caixa.

Fecoimp

O lançamento do programa aconteceu na cidade de Imperatriz como parte das ações do Governo do Maranhão durante a edição 2024 da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). O governador Carlos Brandão está na cidade, participando da feira.

A Fecoimp 2024 teve início no dia 18 deste mês e será encerrada no sábado (21), tendo um aumento de 20% o número de expositores, gerando mais oportunidades de negócios na Região Tocantina.

Visita ao Bispo Dom Vilsom Basso

Também em Imperatriz o governador Carlos Brandão visitou Dom Vilsom Basso, bispo diocesano da Diocese de Imperatriz. Juntos eles visitaram as obras da nova Catedral de Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade. A igreja, que vai ser uma réplica de sua homônima em Portugal, será mais um cartão-postal para a cidade.
As obras foram iniciadas em agosto deste ano com previsão de entrega para o final de 2024.

As obras preservam elementos antigos, caso dos quadros da Via Sacra, percurso feito por Jesus Cristo, carregando a cruz, até o local de sua crucificação, no Monte Calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário