segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Instituto que dava vitória de Haddad contra Tarcísio em SP coloca Braide com 60%

 


O ERRO GROTESCO DA QUAEST EM 2022 EM SP: E AGORA EM SÃO LUÍS?

Essa foi a pergunta que ganharam as redes sociais após a divulgação de uma pesquisa na corrida eleitoral para a Prefeitura de São Luís. 

O questionamento foi com base em vários fatos, entre eles na eleição passada para o governo de São Paulo, em que estavam na disputa Tarcísio e Haddad como favoritos.

A Quaest cravava vitória de Haddad. Advinhem caros leitores o que aconteceu? O desfecho todos sabem, o atual governador de São Paulo é Tarcísio Freitas. 

Como não lembrar do erro absurdo da Quaest nas eleições de São Paulo em 2022? 

E não para por aí! A outros fatos que podem demonstrar uma total desconfiança nessa pesquisa. 

Nesta segunda (9), a Quaest divulgou números que soam no mínimo estranhos, o prefeito Eduardo Braide, candidato a reeleição, com 60% e Duarte com 21%, são os dois primeiros colocados. Segue a pesquisa colocando Wellington do Curso com 3% e Yglesio com 2%, isso na pesquisa estimulada. 

Vamos aos fatos, recente pesquisa que antecedeu esta última divulgada hoje, feita pela Marvin Comunicação e Comércio, pesquisa essa do começo desse mês ainda, o estudo foi realizado pelo Instituto Solução Consultoria, mostrava Braide com 46%, seguido por Duarte, com 23%. Na sequência, apareciam os deputados estaduais Wellington do Curso com 12% e Dr. Yglésio, 9%. 

Agora o que teria ocorrido para somente Braide crescer e todos os demais candidatos caírem? Alguns com quedas substanciais, casos de Wellington e Yglésio, é no mínimo para se desconfiar. 

Muito pelo contrário, Braide estava em queda livre por ainda não ter dado uma explicação convincente envolvendo o episódio do “Clio do Milhão”.

Com o cenário eleitoral de São Luís tão competitivo, é razoável se perguntar se esses números refletem verdadeiramente o sentimento dos eleitores. A margem de erro e a forma como as pesquisas são conduzidas podem distorcer a visão real da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário