O advogado, professor e vereador de São Luís, Sá Marques (PSB), em um vídeo postado nas suas redes sociais, relembrou a luta que culminou com a conquista da meia passagem, no fim da década de 70.
O parlamentar, um dos mais atuantes do Palácio Pedro Neiva de Santana, também tratou de um assunto importante que será alvo de plebiscito no pleito de outubro, quando os eleitores da capital irão votar para prefeito e vereador.
Marques é um dos idealizadores da proposta do passe livre estudantil e foi um dos articuladores, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), para que tema se tornasse objeto de uma consulta pública inédita no Brasil, no qual os ludovicenses irá votar, na própria urna eletrônica, se são favoráveis, ou não, a nova política pública.
O vereador destacou a importância dos eleitores votarem sim pela aprovação do passe livre, que será, de acordo com ele, uma grande conquista para os estudantes, principalmente aqueles oriundos de famílias menos abastadas.
A consulta é para saber a opinião da população ludovicense sobre a gratuidade nos ônibus a estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, ou seja, das pessoas que estejam devidamente matriculadas e frequentando uma instituição de ensino com sede em São Luís.
Caso a maioria diga sim ao passe livre estudantil, o assunto será debatido na Câmara Municipal pelas pessoas eleitas para os cargos a partir de 2025, sendo que um projeto de lei deverá ser encaminhado pelo executivo à Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário