quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Selo de Gestão – Jota Pinto destaca conquistas do Sistema Penitenciário do Maranhão

 

O deputado Jota Pinto (Podemos) fez, nesta terça-feira (17), uma explanação sobre os avanços do Sistema Penitenciário do Maranhão, parabenizando o secretário de Administração Penitenciária do Estado (SEAP), Murilo Andrade, pelo trabalho à frente do órgão; e o governador Carlos Brandão (PSB) pela conquista do primeiro lugar no ranking do Selo de Gestão Qualitativa em Serviços Penais.

Ao relatar visita que fez, na segunda-feira (16), a unidades do Sistema Prisional, acompanhado do titular da SEAP, Murilo Andrade; da Comissão Representativa da Classe dos Agentes Penitenciários e de auxiliares do Governo do Estado, para conhecer de perto o local, o parlamentar registrou que dos 30 melhores estabelecimentos penais do Brasil, 13 são do Estado. 

“Ao visitarmos a ala feminina, vimos cerca de 300 internas confeccionando fardamento escolares, equipagens, uniformes para internos, de uma forma que não se vê em algumas malharias. Também vimos a padaria, onde é produzido uma média de 12 mil pães por dia”, contou. 

O deputado informou ainda que realizou visita aos setores de construção de móveis, a fábrica de blocos e outros projetos autossustentáveis, permitindo a reintegração social. “O Governo transformou e humanizou o Sistema Penitenciário do Maranhão”, frisou.

Redução 

De acordo com o deputado, houve redução em 98% dos homicídios, no sistema prisional, se comparado a 2013. Também está há oito anos sem rebeliões. O parlamentar relatou que o governo treinou mais de 2.500 servidores em 70 cursos e adquiriu 20 novas viaturas equipadas. Na educação e assistência, houve a realização de 200 mil atividades educacionais e emissão de 150 mil certificações; nove mil visitas virtuais às famílias; 15 mil atividades religiosas, redução de mais de dois milhões de artefatos de concreto para obras públicas, além de 80 mil fardamentos produzidos para escolas e órgãos públicos.

“Com a modernização do sistema, houve a instalação tecnológica de segurança, como sensores de movimento e de reconhecimento facial, metodologia de justiça restaurativa, aplicação de resolução de conflitos. Na assistência aos servidores, cerca de 30 mil atendimentos nas áreas da saúde e bem-estar, apoio psicológico aos servidores, que hoje têm todo esse apoio psicológico”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário