quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Governo do Estado realiza mutirão de serviços na área da saúde em Serrano do Maranhão

 

Serviços na área de saúde são ofertados pelo Governo do Estado no município de Serrano do Maranhão. Com o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) expande os serviços oferecidos às populações quilombolas, com ações na área de atenção básica, além de atendimento médico especializado.

O mutirão teve início na segunda-feira (14) e prossegue até esta sexta-feira (18) no município. O atendimento da população é realizado por equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão - Quilombola (Fesma Quilombola), em parceria com a Prefeitura de Serrano do Maranhão.

Nesta terça-feira (15), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve no município e acompanhou o atendimento da população. "A gestão do governo Carlos Brandão possibilita o desenvolvimento de ações preventivas, fortalecendo a atenção básica e a conexão com a assistência especializada. Esses cidadãos e cidadãs de Serrano do Maranhão recebem o atendimento das equipes da Fesma Quilombola. Pudemos também conhecer um pouco mais sobre o contexto da saúde da população”, ressaltou o secretário Tiago Fernandes.

A ação oferece consultas com pediatras e clínicos gerais, aferição de pressão arterial, e exames preventivos, como o Papanicolau. A expectativa é realizar mil atendimentos até sexta-feira (18).

No Posto de Saúde Roseana Sarney, os moradores passaram por triagens, consultas ginecológicas, gerais e pediátricas, além de receberem atendimentos de enfermagem, medicação gratuita e coleta de exames preventivos, retinografia (exame de fundo de olho) e eletrocardiograma.

De acordo com a secretária municipal de saúde de Serrano do Maranhão, Claudijane dos Santos, o município possui cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e realiza semanalmente cerca de 400 atendimentos. "A presença do Estado para nós foi muita boa. Nós fazemos os atendimentos de rotinas, mas é importante poder contar com esse apoio," ressaltou.

Serrano do Maranhão, que tem suas raízes em uma vila de pescadores e comunidades quilombolas, é reconhecida como a cidade com a maior proporção de pessoas pretas do Brasil, conforme os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 10.202 moradores do município, 58,5% se autodeclaram pretas e 55,7% são autodeclarados quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário