terça-feira, 1 de outubro de 2024

Seis deputados maranhenses com chances reais de se tornarem prefeitos

Sete deputados estaduais e dois federais tentam, no próximo domingo (6), trocar o legislativo pelo executivo em seis municípios do Maranhão.

Seis deles tem chances reais de vencerem as disputas; ou porque lideram as pesquisas, ou porque devem ir para o segundo turno com reais chances de vencerem o pleito.

Dos nove parlamentares, três estão na disputa pela prefeitura da capital São Luís e os demais buscam o comando de outras cinco cidades.

Na capital maranhense, estão na disputa pelo Palácio Henrique de La Rocque, os deputados estaduais Wellington do Curso (Novo) e Dr Yglesio (PRTB), além do deputado federal Duarte Jr (PSB), favorito para ir ao segundo turno contra o atual gestor e com reais chances de se tornar prefeito de São Luís.

Imperatriz também tem dois parlamentares na corrida pela prefeitura nas eleições 2024.

São eles: Rildo Amaral (PP), atual ocupante de uma cadeira na Assembleia Legislativa e Josivaldo JP (PSD), que é um dos representantes maranhenses na Câmara Federal. Rildo Amaral vem liderando todas as pesquisas mais recentes e caminha para se eleger também prefeito da segunda maior cidade do estado.

Além destes, buscam trocar o Palácio Manuel Beckman pelos palácios municipais, os deputados: Roberto Costa (MDB), em Bacabal; Rafael (PSB), em Timon; Juscelino Marreca (PRD), em Santa Luzia e Solange Almeida (PL), em Santa Inês; concorrem ao cargo de prefeito e prefeita nas respectivas cidades mencionadas com grandes possibilidades de se elegerem.

 

O que diz a lei

Conforme a Legislação (Lei nº 9.504/1997, Lei Complementar nº 64/1990 e a própria Constituição), o parlamentar não precisa se afastar do cargo para concorrer a outro cargo.

A regra vale para deputados estaduais, federais e distritais, além de senadores e vereadores. Eles podem concorrer sem precisar se desincompatibilizar dos cargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário