O Governo do Maranhão contabilizou 1.884 atendimentos em saúde durante os três dias do projeto Viva Alcântara. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofertou serviços de consultas médicas, vacinação, exames, testes rápidos, ações de enfermagem, assistência odontológica pelo Sorrir Móvel, além de cirurgias de pterígio e catarata por meio do programa Cuidar dos Olhos. A ação aconteceu entre 28 e 30 de novembro, no município de Alcântara.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou do projeto Viva Alcântara ao lado do governador Carlos Brandão e da comitiva do governo, que exaltou a união de esforços na promoção da saúde, cidadania e direitos humanos.
“Junto com o governador Carlos Brandão, buscamos fortalecer a saúde no estado. Por isso, este projeto ampliou o acesso da população a cirurgias oftalmológicas e o cuidado com a saúde bucal. Trabalhando em conjunto com os municípios, vamos cuidar cada vez melhor dos nossos maranhenses”, pontuou o secretário Tiago Fernandes.
No âmbito da saúde, as ações conduzidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram sediadas no Hospital Municipal de Alcântara Dr. Neto Guterres e na Escola Municipal John Kennedy, além do atendimento da Unidade Móvel do Sorrir.
Cerca de 451 pessoas foram avaliadas através do "Programa Cuidar dos Olhos - Cirurgia e Óculos”. Ao todo, 266 realizaram cirurgia oftalmológica, sendo 107 de catarata e 159 de pterígio. Na Unidade Móvel do Sorrir, as equipes do serviço odontológico registraram 256 atendimentos de triagens odontológicas e 136 serviços de saúde bucal.
Durante os três dias de atendimento, a população fez consulta com dermatologista, pediatra, clínico geral, ginecologista, além de exames preventivos, teste rápido, vacinas, agendamento de exames laboratoriais e de imagem, triagem de enfermagem, entre outros, totalizando 1.177 atendimentos. A ação contou com equipes da Assistência à Saúde e da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), da SES.
A ação coordenada pelo Governo do Estado contou com o apoio de entidades como a Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, bem como de secretarias estaduais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário