A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís (MA), manteve a certificação de Hospital Amigo da Criança (IHAC). A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência no atendimento a assistência materno-infantil e cumpriu os critérios de incentivo as boas práticas de apoio ao aleitamento materno.
O processo de certificação consiste em avaliar treinamento dos profissionais de saúde dos hospitais para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Lançada em 1991, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar, a estratégia é usada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef. Para renovar o selo, a MACMA passou por avaliações realizadas durante uma semana pela equipe do Ministério da Saúde. No período, foram avaliados critérios de capacitação das equipes de saúde, o pré-natal, a aproximação imediata da mãe e do bebê após o parto - o contato pele a pele-, a disponibilização de alojamento conjunto, entre outros aspectos.
A coordenadora do IHAC do Maranhão, Maíra Brasil, disse que no período de avaliação foi identificado que a maternidade conseguiu evoluir em todos os critérios, assim como o compromisso da direção da unidade com a oferta da assistência em saúde de qualidade e no atendimento humanizado.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é gerenciada pelo Instituto Acqua.
IHAC
A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve, também, respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário