O departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou as escavações das fundações da nova ponte sobre o Rio Tocantins que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), na BR-226. Os serviços foram iniciados do lado do município maranhense.
A antiga ponte, que ligava o Maranhão ao Tocantins, denominada Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, desabou parcialmente no dia 22 de dezembro de 2024, deixando 17 pessoas mortas e uma ferida. A estrutura do que restou da ponte foi implodida no dia 2 de fevereiro.
Após a demolição mecanizada dos detritos remanescentes da ponte antiga, as equipes deram início às escavações mecanizadas para implantação das fundações dos apoios do lado do município de Estreito e continuam com os serviços de implantação do canteiro de obras e mobilizações de equipamento e pessoal.
As sapatas de fundação serão concretadas in loco e na sequência serão executados os pilares. Desta forma, o DNIT segue o cronograma previsto, visando a entrega na nova ponte para o final deste ano.
NOVA PONTE
A nova estrutura, denominada Ponte de Estreito, terá um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal e será maior que a anterior. A travessia quando concluída terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros.
A ponte contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário