quarta-feira, 4 de abril de 2018

PSDB no Maranhão e suas indefinições

Desde o anúncio do deputado federal José Reinaldo Tavares de filiação ao PSDB, várias dúvidas surgiram no partido.

A principal diz respeito a candidatura ao governo do estado.

Zé Reinaldo chegou a declarar que teria dois palanques na corrida ao Palácio dos Leões, Roberto Rocha, presidente estadual do PSDB e Eduardo Braide, que é do PMN, mas tenta se viabilizar em uma sigla mais forte para a disputa ao governo do estado.

Fato é que, o ex-governador José Reinaldo, filiando-se ao PSDB, consegue de certa forma resolver seu principal drama, que era a qualquer custo concorrer ao Senado Federal. Já para o senador Roberto Rocha, a declaração de Zé Reinaldo vem gerando um tremendo desconforto interno para a eleição deste ano.

Roberto Rocha que trabalhou sua entrada no partido tucano já deu sinais que não pretende desistir da candidatura. Por outro lado, Zé Reinaldo já demonstrou preferência pelo nome de Eduardo Braide na disputa.

O deputado estadual chegou a especular que o candidato deveria ser aquele que estivesse pontuando melhor nas pesquisas, mesmo sem ainda fazer parte do ninho tucano. O senador rebateu sinalizando que se Braide for para o PSDB seria para a vaga de vice na chapa, ou para ser candidato ao cargo de deputado federal.

Outro ponto polêmico dentro do PSDB no Maranhão, é que José Reinaldo Tavares, ainda nem se filiou e já quer mandar mais no partido que quem já está dentro, como é o caso do senador Roberto Rocha, presidente estadual da sigla, e que trabalhou sua entrada no partido.

O problema é que Zé Reinaldo só tem olhos para ele mesmo nesta disputa e duas intenções, a de se eleger a qualquer custo senador pelo Maranhão, o que não é tarefa fácil. Isso por conta de candidatos fortes na disputa, que já estão trabalhando nas bases a bem mais tempo, como é o caso de Edison Lobão (MDB) e Weverton (PDT), duas candidaturas já totalmente consolidadas. E também, o deputado federal tenta a qualquer custo montar uma chapa para derrotar o governador Flávio Dino. Outra tarefa bem difícil, já que Dino aparece liderando praticamente todas as pesquisas de intenção de voto, e tem como sua principal opositora Roseana Sarney.

Não é demais lembrar também que Zé Reinaldo vem vagando no espaço e vai cair de paraquedas no PSDB, após ter investidas fracassadas em outras siglas fortes como PSB, PP, e mais recentemente o DEM.

Será que Zé Reinaldo perguntou a Roberto Rocha o que ele pensa de tudo isso? Principalmente, da desistência da candidatura ao governo do estado, e abrir mão para Eduardo Braide. É esperar para ver!


Nenhum comentário:

Postar um comentário