sexta-feira, 19 de junho de 2020

Gilmar: "Não sou que tenho ligações com milícias"


O ministro Gilmar Mendes é um dos mais preparados ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Como ex-presidente da Corte, no período de 2008 a 2010, Mendes conhece como ninguém o regimento interno da instituição e todos os meandros da Constituição. 

É também um dos mais polêmicos. Pode-se questionar algumas das medidas que toma, mas jamais afirmar que elas não estejam embasadas na letra fria das normas constitucionais. Mendes é o que os juristas chamam de juiz garantista, aquele que defende os direitos fundamentais do cidadão acima de tudo. Essa corrente representada por ele, inclusive, se posiciona contra a condução coercitiva e defende com afinco a presunção de inocência. 

Muitas vezes, as pessoas comuns não compreendem porque ele manda soltar determinado preso acusado por crimes de colarinho branco. Contudo, ele atua nos limites da lei, estabelecendo que a prisão preventiva, por exemplo, não pode ser eterna, e que as pessoas só devem ir para a cadeia depois de esgotados os últimos recursos de apelação. 

Em entrevista exclusiva à ISTOÉ, Mendes diz que os ataques ao STF devem ser repudiados, embora não acredite que o clima de radicalização leve a um golpe militar: “As Forças Armadas não são milícias do presidente”, diz.

FONTE: IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário