quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Governo lança edital histórico de R$ 10 milhões para pesquisas estratégicas alinhadas ao Plano Maranhão 2050

 

O Governo do Maranhão lançou nesta terça-feira (3) um edital estratégico que reforça seu compromisso com o cumprimento das metas do Plano Maranhão 2050. Com um investimento total de R$ 10 milhões, o edital busca fomentar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação no estado, alinhando ciência, tecnologia e inovação às metas de longo prazo para a transformação socioeconômica maranhense. O lançamento aconteceu durante a 4ª Reunião da Comissão do Plano Estratégico de Longo Prazo Maranhão 2050, no Multicenter Sebrae, evento que reuniu autoridades, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e empresários. Sob execução da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital é histórico pelo volume de recurso e oportunidade. Vinte por cento dos recursos são destinados a projetos de proponentes de instituições sediadas no interior Estado. A chamada já está disponível no site da Fapema (fapema.br) e a submissão de propostas pode ser feita até dia 6 de fevereiro de 2025.

Por meio do edital, a Fapema, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), vai destinar recursos a projetos acadêmicos focados em necessidades e desafios do Maranhão. A meta é que estas iniciativas tenham convergência com a diretrizes estabelecidas no Plano Maranhão 2050, macro ação do governo estadual que terá impacto em setores diretamente ligados ao social, pela próxima década.

O propósito comum desta iniciativa é o desenvolvimento do Maranhão, enfatizou a subsecretária da Seplan, Aline Ribeiro, que no evento representou o titular da pasta, Vinícius Ferro. Ela destacou que o Plano Maranhão 2050 é uma excelente oportunidade para o estado avançar economicamente e garantir que a inovação chegue às empresas, ao setor produtivo e à sociedade. Para o secretário adjunto da Seplan, Roberto Matos, “o edital concretiza esta meta, com diretrizes que convergem com os objetivos estratégicos do governo maranhense”.

O presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, destacou a relevância do edital para o fortalecimento da economia do estado, enfatizando que “nós acreditamos que o Plano Maranhão 2050 possui um grande potencial para impulsionar o estado em áreas estratégicas, como empreendedorismo, sustentabilidade e inovação tecnológica”.

O edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras perpassa o financiamento de pesquisas científicas, simbolizando uma grande oportunidade para o estado de criar um futuro próspero e sustentável, além de promover a colaboração entre instituições públicas, empresariado e academia. 

Paralelamente, a meta do plano é que, até 2050, o Maranhão cresça o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), reduza pela metade a atual taxa de pobreza e aumente sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. As soluções que surgirem dos projetos financiados pelo edital terão potencial de transformar realidades, impulsionando o estado no caminho do desenvolvimento e alinhado às metas do macro plano estadual.

Presente no encontro, o presidente do Conselho Regional de Economia da 15ª Região – CORECON-MA, Marcello Duailibe avaliou como positivo o momento.

“Estamos em mais um agenda positiva, neste encontro do Plano Maranhão 2050. Esse plano que traça metas e objetivos para que possamos colocar o Maranhão nos trilhos, planejar é fundamental. Aqui nós discutimos desde a síntese da conjuntura econômica até a implementação dos indicadores de cada uma das áreas estratégicas, para que a gente possa atingir os resultados não somente lá em 2050, mas gradativamente, ano após ano, e assim, melhorar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”, pontuou Marcello Duailibe. 


Impacto para o Maranhão

O edital Plano Maranhão 2050: Soluções Inovadoras irá fomentar o desenvolvimento de produtos, ferramentas tecnológicas, serviços e metodologias inovadoras, para o alcance dos objetivos do Plano Maranhão 2050, nas linhas de ação Mais Ciência e Mais Qualificação.

A reitora da Uemasul, Luciléia Lopes Gonçalves, destacou a importância da chamada para o avanço da pesquisa acadêmica e seu impacto direto na comunidade. Para ela, a colaboração entre a academia e as políticas públicas é essencial para criar soluções que melhorem a qualidade de vida da população maranhense.

O público do edital são professores e pesquisadores, com vínculo efetivo em instituições de ensino de nível médio, técnico, tecnológico, superior e/ou de pesquisa, paraestatais, fundações e vinculados a instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) - públicas ou privadas -, sediadas no Maranhão. Os proponentes dos projetos devem ter mestrado ou doutorado; e poderão ser inseridos pesquisadores nas modalidades mestrado e doutorado no país, de apoio técnico institucional e de iniciação científica.

Os temas das propostas devem atender aos seguintes eixos do edital: 1. Educação, Identidade e Cultura Transformadoras e Estruturantes; 2. Economia Prósperas e Inclusiva; 3. Meio Ambiente Valorizado e Resiliente; 4. Sociedade Saudável Segura e Justa; 5. Governança Efetiva Conectada e Inovadora. Será aceita uma proposta por coordenador/proponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário