quarta-feira, 7 de maio de 2025

Governo amplia serviço de hemodiálise em Chapadinha e oferta consultas especializadas em nefrologia

 

Com a expansão da rede de diálise do Maranhão, o Governo do Estado amplia a assistência das pessoas em tratamento de doença renal crônica. Na Região Norte, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) expandiu o Serviço Intra-Hospitalar de Hemodiálise do Hospital Dr. José da Costa Almeida, em Chapadinha. Além disso, oferta consultas especializadas em nefrologia para pacientes pré-dialíticos.

O serviço de hemodiálise de Chapadinha faz parte da maior expansão da rede de diálise do Maranhão, anunciada pelo governador Carlos Brandão em fevereiro deste ano. “Mais acesso à saúde em Chapadinha. Ampliamos o serviço de hemodiálise, passando de 132 pessoas para 180 pacientes atendidos, e vamos oferecer também consultas em nefrologia para pacientes pré-dialíticos. Essa é mais uma entrega do maior programa de expansão da diálise da história do Maranhão. Cuidar da nossa gente é prioridade”, destacou o governador Carlos Brandão. 

Como resultado da expansão, o Serviço Intra-Hospitalar de Hemodiálise do Hospital Dr. José da Costa Almeida saltou de 22 para 30 máquinas, e de 132 pessoas para 180 pacientes assistidos no equipamento. Os atendimentos foram disponibilizados em três turnos. É a segunda ampliação realizada pelo Governo do Estado no serviço de hemodiálise. Em 2022, a ampliação do atendimento possibilitou o aumento de 90 para 132 pacientes assistidos no serviço.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a gestão estadual está assegurando a viabilidade do tratamento no atendimento dos doentes renais crônicos, que dependem da rede de saúde pública. “O Maranhão segue ampliando e facilitando o acesso à hemodiálise. Em Chapadinha, o Hospital Dr. José da Costa Almeida passa a contar com 30 máquinas e, agora, atende 180 pacientes da região em três turnos. É mais dignidade e cuidado para quem precisa do serviço”, pontuou o gestor estadual. 

Expansão

Com o investimento do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa ampliar e descentralizar a assistência aos pacientes renais, alcançando 17 regiões de saúde no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário