Um novo papa foi eleito no conclave. A escolha foi sinalizada nesta quinta-feira (8), após fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. A escolha necessariamente conta com o apoio de pelo menos dois terços dos 133 cardeais votantes, ou seja, 89 participantes
Tradicionalmente, a emissão da fumaça dura de 30 a 60 minutos. Nesse período, o mestre das Celebrações Litúrgicas e o secretário do Colégio Cardinalício questionam, em latim, ao recém-eleito: “Aceita a sua eleição canônica como Sumo Pontífice?”. Em caso afirmativo, é perguntado, também em latim, “Como quer ser chamado?” – momento em que o clérigo escolhe seu nome pontifício.
Posteriormente, o religioso se retira para a “Sala das Lágrimas”, onde vestirá pela primeira vez os paramentos papais. Na sacada da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti, mais antigo dentre os votantes, fez o anúncio de “habemus papam” e em seguida, apresentou o novo líder da Igreja Católica, Robert Francis Prevost, que também será conhecido a partir de agora como Papa Leão XIV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário